Quem é a nova primeira-dama do Japão

O povo japonês está curioso para saber quem é a primeira-dama do país, já que ela quase não aparece. No entanto, é firme apoiadora do marido.

Mariko acompanha o marido Suga em uma das poucas fotos dela (ANN)

Eleito como sucessor de Shinzo Abe, Toshihide Suga, 71, assume o comando como primeiro-ministro na tarde de quarta-feira (16). 

Publicidade

Assim, os veículos de comunicação apresentam a nova primeira-dama Mariko Suga, 66 anos, praticamente desconhecida da população. Mas, de agora em diante deverá ser vista ao lado do marido.

Shizuoka é sua cidade natal

De personalidade modesta, é natural da cidade de Shizuoka (província homônima). Estudou do primário ao colegial na cidade natal, sendo que no ginásio praticava ballet. Amante dos esportes, no colegial se dedicou ao kyudo, arte marcial japonesa do tiro com arco. Segundo depoimentos dos ex-colegas era uma garota estudiosa mas estava longe de ser o centro das atenções.

Segunda filha de uma família de atacadista de alimentos, Mariko foi estudante em uma das universidades de Shizuoka. Sabe-se que foi secretária de um escritório de boas maneiras e parece que foi aí que Suga a conheceu.

Modesta é o adjetivo que mais a descreve

Mariko, em uma das poucas fotos da mídia (ANN)

Seiji Saito, que por muito tempo serviu como diretor do gabinete eleitoral de Suga, fala um pouco sobre ela. “Normalmente não aparece para o público e só ia ao escritório durante o período eleitoral. Tem uma presença muito forte e contribui com o marido. Muitas das esposas dos políticos gostam de visibilidade mas ela é realmente modesta”, conta. 

Disse que embora Mariko raramente segure o microfone, quando Suga não podia comparecer ela se apresentava nas reuniões. “Também nunca foi vista em carros eleitorais e se apresentava apenas em pequenos comícios, com poucas palavras”, conta.

Embora não goste de visibilidade é grande apoiadora do marido. Um amigo de longa data de Suga contou para o Aera que logo que se casaram moravam em um apartamento modesto em Yokohama (Kanagawa). Ela era uma dona de casa organizada e se empenhava em cuidar dos filhos. “Até que Suga fosse eleito como representante de Yokohama, aos 38 anos, a vida não foi fácil para eles”, diz.

Sobretudo companheira

Depois, fazendo carreira como político pode comprar um apartamento confortável na capital de Kanagawa, para a família, com 3 filhos.

Segundo o depoimento de um amigo do casal, “sem Mariko ele não teria se tornado Primeiro-Ministro”. 

O professor do ginásio contou para a ANN “não é falante e tem uma personalidade forte. É do tipo que aconselha o marido, sob o ponto de vista de mulher, uma pessoa comum da população. É uma companheira”.

Daqui em diante ela irá aparecer nas cerimônias oficiais e nas de relações exteriores, portanto, será alvo de observação.  

Outro detalhe é se o casal irá se mudar para a residência oficial ou não, pois a esposa de Abe não quis.

Fontes: ANN, Aera, Daiichi TV e Sports Hochi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Covid-19: vacina chinesa pronta para uso em novembro, diz cientista

Publicado em 16 de setembro de 2020, em Ásia

Testes clínicos vêm progredindo de forma eficiente e preparações estão sendo realizadas para produção em massa, disse especialista em biossegurança do CDC chinês.

Imagem ilustrativa de vacina contra Covid-19 (PM)

A população chinesa terá acesso a vacinas contra coronavírus desenvolvidas localmente já em novembro ou dezembro, de acordo com um principal cientista do Centro Chinês para Prevenção e Controle de Doenças (CDC).

Publicidade

Ensaios clínicos de várias vacinas candidatas vinham progredindo de forma eficiente e preparações estavam sendo feitas para produção em massa, disse Wu Guizhen, especialista chefe em biossegurança do CDC em um programa apresentado na noite de segunda-feira (14) pela estatal CCTV.

“Me juntei ao grupo experimental e fui imunizado em abril”, disse Wu. “Tenho me sentido superbem nos últimos meses, nada anormal. O processo de vacinação não me causou dor localizada”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, mais de 30 vacinas candidatas estão sob testes clínicos em todo o mundo. Das 9 que chegaram ao final, a fase 3, cinco foram desenvolvidas na China.

Wu disse que ela estava otimista em relação à eficiência e segurança das vacinas candidatas.

“Esperamos que elas se mantenham eficazes por 1 a 3 anos, mas os resultados precisarão ser observados por um período mais longo”.

Em relação à produção em massa, Wu disse que especialistas vinham avaliando as capacidades de várias instalações.

“Duas plantas receberam aprovação e a avaliação de uma terceira está em curso”, disse ela.

A notícia de que uma vacina poderia estar disponível na China já em dois meses ocorreu após a OMS ter alertado na segunda-feira sobre um possível ressurgimento de infecções em outubro e novembro, após quase 308 mil novos casos terem sido reportados em todo o mundo no domingo (12), o maior total diário já registrado.

Fonte:SCMP

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!