Yoshihide Suga é nomeado novo primeiro-ministro do Japão

Suga prometeu avançar com as políticas do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe.

Yoshihide Suga foi nomeado primeiro-ministro do Japão nesta quarta-feira,16 de setembro de 2020 (NHK)

Yoshihide Suga, o novo líder do Partido Liberal Democrata (PLD), foi nomeado o primeiro-ministro do Japão pela poderosa Câmara dos Representantes nesta quarta-feira (16), com seu foco imediato em restabelecer a economia abatida enquanto mantém o novo coronavírus sob controle.

Publicidade

Suga prometeu avançar com as políticas do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe como a “Abenomics”, uma mistura de medidas destinadas a combater a deflação e estimular o crescimento na terceira maior economia do mundo, e formará um gabinete no fim desta quarta-feira que deve ser preenchido com faces familiares que serviram na administração anterior.

Suga, de 71 anos e filho de um agricultor, que ao contrário de Abe e muitos outros legisladores no Japão não é herdeiro de uma dinastia política, apontou a possibilidade de passos adicionais para apoiar a economia.

Isso viria com um pacote de 230 trilhões de ienes (US$2,2 trilhões) que o governo já estabeleceu para combater o surto de Covid-19, incluindo subsídios para empresas em dificuldades e promoção do turismo doméstico.

Ele também assumirá uma revisão radical da política de segurança nacional do Japão que foi iniciada por Abe após planos de introduzir um sistema de defesa antimíssil desenvolvido pelos EUA terem sido descartados devido a questões técnicas.

O ministro da saúde, Katsunobu Kato, poderá ser o sucessor de Suga como secretário-chefe de gabinete, um posto importante cujo detentor atua como coordenador de políticas e principal porta-voz do governo.

Muitos outros membros do gabinete, como o ministro das finanças Taro Aso e o ministro de relações exteriores Toshimitsu Motegi, devem ser mantidos.

O ministro da defesa, Taro Kono, deve ser nomeado ministro responsável pela reforma administrativa, uma área que Suga prometeu focar em reduzir o secionalismo burocrático.

O gabinete de Abe renunciou em massa na manhã desta quarta-feira, encerrando um mandato de quase 8 anos. Em agosto ele anunciou que precisava de tratamento para uma doença intestinal crônica.

Suga será o primeiro-ministro mais velho a assumir o posto desde Kiichi Miyazawa em 1991.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Adeus ao centenário e icônico restaurante de baiacu de Osaka

Publicado em 16 de setembro de 2020, em Economia

A ‘crise do corona’ afetou a gestão do tradicional restaurante Zuboraya de Osaka.

À esq. antes e depois da loja matriz em Shinsekai (Sankei) e à dir. sashimi de baiacu da casa (Tabelog)

A retirada das lanternas gigantes em formato de baiacu deixaram um vazio nas ruas de Shinsekai e Dotonbori, na cidade de Osaka (província homônima), na terça-feira (15). 

Publicidade

Isso marcou o fim de uma história de 100 anos, a qual teve início com a loja matriz em Shinsekai, de um restaurante típico de baiacu, fugu em japonês, e tecchiri no dialeto de Osaka.

Uma placa com as palavras ほな!さいなら, lê-se hona! sainara, mostra o adeus com sotaque de Osaka, sem cerimônia oficial. Esses dois estabelecimentos foram fundados em 1920 e o nome foi atribuído conforme seu significado, para que o público pudesse saborear as delícias preparadas com tecchiri informalmente.

Os residentes locais como os turistas de todo país e do exterior faziam fila na porta para apreciar o sashimi, o karaaguê, o cozido, enfim, se fartar do fugu, considerado como refinada gastronomia japonesa.

Banquete de tecchiri do Zuboraya (Upon)

Era um dos símbolos de Osaka. Ir até lá e não passar pelo Zuboraya era impensável. Afinal, para agradar ao paladar exigente do povo de Osaka tinha que ser muito especial. Só para se ter uma ideia 60% do consumo nacional de fugu é da cidade de Osaka.

Mas, com a crise desencadeada pela pandemia do novo coronavírus, os 2 estabelecimentos fecharam temporariamente as portas em 18 de abril e não reabriram mais.

Os residentes locais que passaram em frente a um deles leram também “muito obrigado pelo seu prestígio por longo tempo”.

Para ser consumido é preciso remover as partes com tetrodotoxina do baiacu, por isso é preciso que o chef obtenha a habilitação para manuseio. Retiradas as partes tóxicas, a sua carne branca, quase transparente, com crocância, se transforma em pratos finos.

Fontes: Sankei, Mainichi e ABC News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!