De acordo com a gigante farmacêutica dos EUA Pfizer, um estudo mostra que sua vacina funciona contra as variantes do coronavírus descobertas no Reino Unido e na África do Sul.
A Pfizer anunciou na sexta-feira (8) que um teste de laboratório sugeriu que a vacina desenvolvida juntamente com sua parceira alemã BioNTech parece proteger contra as novas variantes.
No teste, cientistas usaram vírus feitos artificialmente que tinham a mesma mutação na chamada proteína spike como as variantes. Essa proteína representa um papel fundamental quando o vírus infecta células humanas.
Os cientistas verificaram se esses vírus mutantes estavam neutralizados em amostras de sangue tiradas de pessoas que receberam a vacina da Pfizer-BioNTech. Eles descobriram que a vacina parece ser tão eficaz como é contra cepas convencionais.
A Pfizer disse que as descobertas indicam que a mutação, que é encontrada nas variantes emergentes no Reino Unido e África do Sul, não desenvolvem resistência contra sua vacina.
Entretanto, ela citou que mais estudo é necessário para monitorar a eficácia da vacina contra as variantes mutantes do vírus.
Fonte: NHK