Página excluída do sistema

A página solicitada foi movida ou excluída

Desculpe, a página solicitada foi excluída do sistema... Por diversos motivos, alguns conteúdos são excluídos após algum tempo.

As seções principais do Portal Mie (clique para abrir):

- HOME - página inicial

- NOTÍCIAS DO JAPÃO E DO MUNDO

- EMPREGOS NO JAPÃO

- EVENTOS E FOTOS PORTAL MIE

- MAGAZINE PORTAL MIE

- AGENDA DE EVENTOS

Por favor utilize a busca do Portal Mie para encontrar outros itens com este mesmo tema.

Publicidade

+ lidas agora

> >

--

Foguete chinês ‘descontrolado’ pode cair na Terra nos próximos dias

Publicado em 5 de maio de 2021, em Notícias do Mundo

Parte de um grande foguete que lançou o primeiro módulo da China para sua estação espacial está caindo de volta à Terra.

Heavenly Harmony: China lança primeiro módulo de estação espacial (The Guardian)

O foguete Long March 5B lançou um módulo da estação espacial da China em 29 de abril. O núcleo do foguete deve realizar uma reentrada descontrolada nesta semana.

Publicidade

Parte de um grande foguete que lançou o primeiro módulo da China para sua estação espacial está caindo de volta à Terra e poderia realizar uma reentrada descontrolada em um ponto não conhecido.

O núcleo de 30 metros de altura do foguete Long March 5B lançou o módulo central não tripulado Heavenly Harmony na baixa órbita da Terra em 29 de abril de Wenchang na província de Hainan.

O Long March 5B por si entrou em órbita temporária, criando o cenário para uma das maiores reentradas descontroladas. Alguns especialistas temem que ele pode cair em uma área habitada.

“Potencialmente isso não é bom”, disse Jonathan McDowell, astrofísico no Centro de Astrofísica na Universidade de Harvard.

“A última vez que eles lançaram um foguete Long March 5B eles acabaram com longas hastes de metal lançadas pelo céu e danificando várias construções na Costa do Marfim”, disse ele.

“Grande parte queimou, mas havia dessas partes enormes de metal que atingiram o solo. Foi sorte que ninguém se feriu”.

Na terça-feira (4) o núcleo estava orbitando a Terra a cada 90 minutos a uma velocidade de cerca de 27.600Km/h e a uma altitude de mais de 300Km. O exército dos EUA o nomeou como 2021-035B e seu caminho pode ser visto em sites incluindo o orbit.ing-now.com.

Desde o fim de semana, ele perdeu cerca de 80Km em altitude e a SpaceNews reportou que observações amadoras de solo mostraram que ele estava caindo e fora de controle. Isso e sua velocidade, torna impossível prever onde ele vai cair quando a atmosfera da Terra o puxar eventualmente, embora McDowell tenha dito que o resultado mais provável é que caia no mar, já que o oceano cobre 71% do planeta.

Mas McDowell diz que algumas partes do foguete sobreviverão à reentrada e que isso seria equivalente à queda de um pequeno avião dispersado por 160Km.

Desde 1990 nada mais que 10 toneladas foram deliberadamente deixadas em órbita para reentrar sem controle. Acredita-se que o estágio central do Long March 5B tenha 21 toneladas.

“O que é mal é que é realmente negligente por parte da China. Coisas com mais de 10 toneladas não deixamos cair do céu sem controle e de forma deliberada”, disse McDowell.

Baseado em sua atual órbita, o foguete está passando sobre a Terra no norte, em Nova Iorque, Madri e Pequim e no sul, na parte sul do Chile e Wellington, na Nova Zelândia e poderia fazer sua reentrada em qualquer ponto dentro dessa área.

O lançamento do foguete era parte de 11 missões planejadas  da construção da estação espacial da China, que deve ser concluída no fim de 2022.

Fonte: The Guardian

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!