A Toyota revelou na segunda-feira (20) que dados do shaken de centenas de carros foram falsificados na loja da Lexus de Takanawa, no bairro de Minato (Tóquio).
Ao total, 565 veículos avaliados pela loja para renovação do shaken foram feitos de forma indevida ou tiveram dados adulterados. Segundo a empresa, os funcionários adulteraram dados relacionados ao funcionamento dos freios e claridade das farois, além de terem evitado fazer testes de emissão de gases e precisão do velocímetro.
O número representa cerca de 33% de todos os veículos avaliados pelas loja em 2 anos. Segundo a Toyota, não houve relatos de acidentes devido à falsificação, e os clientes receberão uma avaliação gratuita.
O caso foi descoberto pelo Escritório de Transporte do Distrito de Tóquio do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo durante avaliação. Segundo o ministério, 4 funcionários participaram do ato de falsificação, que viola as leis de transporte rodoviário.
A Toyota se desculpou e explicou que há dois motivos para a falsificação. O primeiro é a falta de engenheiros causada pelo aumento do trabalho. A segunda é o serviço de shaken em 2 horas promovido pela loja, que não conseguia terminar a tempo em alguns casos.
Fonte: Reuters