País pede às pessoas que joguem fora smartphones chineses

A Lituânia pediu às pessoas que se livrem de smartphones chineses, afirmando que eles podem censurar automaticamente os textos dos usuários.

Um smartphone da chinesa Xiaomi (banco de imagens)

O governo da Lituânia pediu às pessoas que se livrassem de seus smartphones chineses e evitassem comprar novos, afirmando que alguns deles tinham a habilidade de encontrar e censurar certos termos como “movimento democracia” nos textos dos usuários.

Publicidade

“Nossa recomendação é não comprar smartphones chineses e se livrar dos já adquiridos o mais depressa possível”, disse o vice-ministro da defesa da Lituânia, Margiris Abukevicius, aos repórteres na terça-feira (21).

Em um relatório divulgado na terça-feira, o Centro Nacional de Cibersegurança do ministério da defesa disse que smartphones Mi 10T 5G vendidos na Europa pela Xiaomi da China, por exemplo, eram capazes de detectar e censurar termos incluindo “Tibet livre”, “vida longa à independência de Taiwan” ou “movimento democracia”.

Discussões sobre movimento pró-independência no Tibet, soberania de Taiwan e movimento pró-democracia em Hong Kong são assuntos altamente sensíveis na China. Esses termos são altamente censurados na mídia social chinesa e as pessoas que discutem esses tópicos são punidas.

O relatório da Lituânia disse que a função de censura geralmente é desligada nos smartphones na União Europeia, mas ela pode ser ligada de volta remotamente.

“Isso é relevante não somente para a Lituânia, mas também para todos os países que usam equipamento Xiaomi”, disse o centro.

A fabricante de smartphone cresceu em popularidade com modelos acessíveis, registrando um aumento de 64% nos lucros no segundo trimestre comparado ao ano passado.

O relatório também destacou uma falha no smartphone 5G P40 da chinesa Huawei, a qual coloca usuários sob risco de violações de cibersegurança.

Fonte: Business Insider, BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ciclone tropical poderá se transformar no 15.º tufão

Publicado em 23 de setembro de 2021, em Sociedade

Ainda é época dos tufões, por isso, o ciclone tropical requer atenção. Há possibilidade de se aproximar do arquipélago principal.

Imagem do satélite mostra claramente o ciclone tropical, às 6h de quinta-feira (Yahoo!)

Na quarta-feira (22), foi registrada a ocorrência de um ciclone tropical, que pode ser considerado um filhote de tufão, sobre o mar próximo a Guam. Uma imagem de satélite das 9h de quinta-feira (23) mostra que as nuvens brancas e brilhantes continuam se desenvolvendo sobre o mar no sul.

Publicidade

No futuro, espera-se que esse ciclone tropical se mova para o norte, no mar onde a temperatura da superfície do mar esteja mais elevada. E depois, deverá seguir para o mar ao sul do Japão na próxima semana. 

Pode evoluir para um tufão no futuro próximo e, dependendo do curso, pode causar um grande impacto no clima na próxima semana, no arquipélago principal, conforme mostram as diversas possibilidades das empresas de meteorologia.

A média de ocorrências de tufão em setembro é de 5 e, em outubro de 3,4, portanto, ainda é possível que esse fenômeno tire o sossego.

Inúmeras possibilidades de curso (Tenki)

Fontes: Yahoo! e Tenki 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão