Rússia é acusada de roubar fórmula de vacina da AstraZeneca para produzir a da Sputinik

Moscou anunciou a Sputinik V um mês após testes em humanos terem começado no Reino Unido.

Rússia é acusada de ter roubado fórmula do imunizante da AstraZeneca para produzir vacina Sputnik V (ilustrativa/banco de imagens)

A Rússia foi acusada na segunda-feira (11) de usar um espião integrado no Reino Unido para roubar a vacina da Oxford- AstraZeneca para que Vladmir Putin pudesse criar sua suspeitamente similar Sputnik V e ganhar a corrida para produzir o primeiro imunizante do mundo eficaz contra a Covid-19.

Publicidade

Fontes de segurança têm evidência de que um espião de Moscou foi fisicamente capaz de pegar a fórmula secreta – mas não está claro se foi um documento do laboratório gigante da farmacêutica, ou um frasco do medicamento finalizado que então foi levado à Rússia para análise.

O ministro do Interior britânico, Damian Hinds, disse que não poderia comentar sobre o caso, mas não o negou, e disse: “É justo assumir que certamente há estados estrangeiros que de forma constante gostariam de ter em suas mãos informação sensível, incluindo segredos comerciais e científicos e propriedade intelectual”.

Espiões do MI5 britânico já disseram que hackers russos tentaram várias vezes realizar ciberataques na Universidade de Oxford com início em março de 2020 – cerca de 1 mês após cientistas britânicos terem anunciado o início do desenvolvimento de uma vacina.

Em abril do ano passado, a Oxford-AstraZeneca anunciaram que estavam iniciando ensaios clínicos em humanos, mas no mês seguinte Moscou disse que eles haviam inventado sua própria vacina e em meados de agosto Vladmir Putin fez um discurso transmitido pela TV ao povo russo dizendo que o país havia conquistado a corrida global para criar o primeiro imunizante  contra Covid-19.

Posteriormente emergiu que a vacina Sputnik V funciona similarmente à da AstraZeneca. Ambas são vacinas de vetor viral, o que significa que as duas usam um outro vírus latente para transportar o agente imune que então destrói o coronavírus.

A cronologia de eventos sugere que Moscou poderia ter levado a fórmula durante os primeiros ensaios com humanos no Reino Unido.

Fonte: Daily Mail

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Identificados 53 da gangue de motoqueiros, sendo 7 presos

Publicado em 12 de outubro de 2021, em Crime

Os motoqueiros, todos menores de idade, percorreram perigosamente um trecho de uma rodovia nacional, em nome da adrenalina.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!