De acordo com o jornal britânico Financial Times – FT, a China disparou um míssil de uma arma hipersônica sobre o Mar do Sul da China em um teste do sistema neste verão.
A China teria realizado um teste de uma arma hipersônica de capacidade nuclear, que viaja a uma velocidade que é mais de cinco vezes a do som, com a habilidade de manobrar em voo. Acredita-se que a arma seja difícil de interceptar.
Dizem que a China carregou a arma hipersônica em um foguete e a manobrou no espaço para atingir um alvo em solo.
O FT divulgou no domingo (21) que o veículo hipersônico disparou um míssil separado em pleno voo sobre o Mar do Sul da China, citando pessoas com conhecimento junto à inteligência.
O jornal diz que alguns oficiais no Departamento de Defesa dos EUA acreditam que o projétil foi uma contramedida designada a destruir sistemas de defesa de míssil.
Especialistas do exército dos EUA vêm analisando dados relacionados ao teste para compreender como a China ganhou capacidade que nenhum outro país demonstrou anteriormente.
Os EUA e a Rússia também vêm desenvolvendo sistemas de armas hipersônicas. Os EUA estão atentos aos rápidos desenvolvimentos da China para as tecnologias necessárias.
O Ministério de Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, disse as repórteres na segunda-feira (22) que foi um teste de rotina do veículo para verificar a sua reusabilidade.
Ele também disse que após se separarem do veículo espacial antes do retorno, os dispositivos de suporte teriam queimado quando entraram na atmosfera terrestre.
Fonte: NHK