Covid-19: variante ômicron representa risco global muito alto, diz OMS

Mais pesquisa é necessária para avaliar seu potencial de resistência a vacinas e imunidade induzida por infecções anteriores.

Ilustrativa (banco de imagens)

É provável que a variante fortemente mutante do coronavírus, a ômicron, se espalhe internacionalmente e represente um risco muito alto de aumentos de infecção que poderiam ter “consequências graves” em alguns lugares, disse a Organização Mundial da Saúde na segunda-feira (29).

Publicidade

Nenhuma morte ligada à ômicron havia sido reportada, embora mais pesquisa era necessária para avaliar seu potencial de resistência a vacinas e imunidade induzida por infecções anteriores, acrescentou.

Antecipando aumento nos números de casos visto que a variante, reportada pela primeira vez na semana passada, a agência das Nações Unidas pediu aos seus 194 estados membros que acelerarem a vacinação de grupos de alta prioridade.

“A ômicron tem um número de mutações spike sem precedentes, algumas das quais são preocupantes pelo seu potencial impacto na trajetória da pandemia”, disse a O OMS

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, disse que a emergência da ômicron mostrou o quão “perigosa e precária” a situação era.

A ômicron foi detectada pela primeira vez em 24 de novembro na África do Sul, onde as infecções por Covid-19 têm aumentado de forma acentuada.

Desde então ela se espalhou para mais de uma dezena de países, muitos dos quais impuseram restrições de viagem para tentar impedir a entrada da variante. Na segunda-feira, o Japão se juntou a Israel em dizer que fecharia suas fronteiras para estrangeiros.

Fonte: News and Culture

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão: o que muda nos aeroportos para passageiros com re-entry e vacinados

Publicado em 30 de novembro de 2021, em Sociedade

Na nova medida do governo de fechar as fronteiras por causa da cepa ômicron, como ficam os viajantes que têm re-entry? Saiba.

Imagem ilustrativa de passageiros no aeroporto (NHK)

A partir da 0h de terça-feira (30) está valendo a nova medida do governo do Japão de fechar as fronteiras para os estrangeiros de todos os países do mundo, para evitar a infecção pela variante ômicron, detectada na África do Sul. Essa nova medida restritiva seguirá até 31 de dezembro, podendo mudar. 

Publicidade

No entanto, há os casos de passageiros estrangeiros com re-entry e com comprovantes de vacinação, diferentes daqueles que vêm com novos vistos (新規入国, shinki nyukoku) ou pela primeira vez.

Para os estrangeiros que têm permissão de re-entry, independente da vacinação, deverá cumprir quarentena, a qual difere dependendo da origem. Isso significa que a vantagem para os passageiros com comprovante de vacinação não terá mais efeito. 

Também devem apresentar o comprovante de resultado negativo para o teste PCR.

  • Quarentena de 14 dias em casa: Bolívia, Paraguai, Chile e México
  • Quarentena de 6 dias em hotel 8 em casa: Peru
  • Quarentena de 3 dias em hotel e 11 em casa: Colômbia, Argentina, Equador e Brasil

Esses passageiros alvo de quarentena continuam não podendo usar transporte público como ônibus, trem, shinkansen, voo doméstico ou ferry. Portanto, é preciso que uma pessoa da família ou parente vá buscá-lo de carro particular. 

As companhias aéreas como JAL e ANA informaram na segunda-feira que não cancelaram e não pretendem cancelar voos vindos do exterior por causa dessa nova medida de fechamento das fronteiras.

IMPORTANTE:

Japão: fronteiras fechadas para estrangeiros que vêm ao país pela primeira vez

Fontes: Gov, NHK e Alfainter

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!