Fornecimento de chips para a indústria automotiva está melhorando

A Renesas e outras fornecedoras veem primeira melhora em 9 meses, mas a demanda continua alta.

As vendas de fabricantes de chips começaram a aumentar no trimestre de outubro a dezembro de 2020 (banco de imagens)

Em um sinal de que o fornecimento global de chips para a indústria de automóveis está melhorando após meses de escassez, os estoques aumentaram pela primeira vez em 9 meses em fornecedoras líderes, soube o site Nikkei.

Publicidade

Os estoques estavam altos em termos de valor no fim de setembro na Renesas Electronics do Japão, na fornecedora holandesa NXP Semiconductors, na Infineon Technologies da Alemanha, na STMicroelectronics sediada na Suíça e na Texas Instruments dos EUA.

Com a demanda ainda em alta, a perspectiva para os meses à frente continua incerta. Contudo, o aumento dos estoques sugere que, graças em parte à produção aumentada das fabricantes de chips, as restrições no fornecimento que forçaram montadoras a paralisarem linhas de montagem até o verão estão diminuindo.

As vendas de fabricantes de chips começaram a aumentar no trimestre de outubro a dezembro de 2020, enquanto o crescimento dos estoques se defasava. Com a dificuldade da produção atender à demanda das montadoras, os níveis dos estoques pioraram nos trimestres seguintes.

Um problema que reteve os estoques foi a paralisação de produção. O clima extremo prejudicou a fabricação de chips no Texas no início de 2021 e restrições relacionadas à pandemia afetaram as fornecedoras no Sudeste Asiático.

A Renesas, principal fornecedora de microcontroladores para montadoras como a Toyota, sofreu um incêndio em sua fábrica na província de Ibaraki que interrompeu a produção.

Devido ao grande número de ações entre o reinício de uma linha de fabricação e envio de produtos finalizados, a produção levou tempo para ser restaurada.

Entretanto, o risco de outra escassez ainda não desapareceu completamente. Montadoras planejam compensar seus cortes de produção de julho a setembro, então suas necessidades por chips continuarão.

Mais tempo será necessário para que estoques de chips se recuperem por toda a rede de fornecimento, incluindo fabricantes de peças e empresas.

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Primeiro tufão de novembro e 21.º do ano

Publicado em 30 de novembro de 2021, em Tempo

O ciclone tropical se transformou em tufão, o primeiro de novembro.

Tufão 21 e previsão de curso (Yahoo!)

Por pouco o mês de novembro não teria ocorrência de nenhum tufão, quando a média anual é de 2,2. 

Publicidade

Às 10h de terça-feira (30) a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão informou sobre a formação do primeiro deste mês e 21.º do ano, conforme a previsão de mudança do ciclone tropical.

Está localizado sobre o Oceano Pacífico, próximo às Ilhas Marianas, a leste das Filipinas. Batizado de Nyatoh, atribuído pela Malásia, tem pressão atmosférica central de 1.000hPa e se move a 15km/h a noroeste. 

Por isso, não deverá afetar diretamente o arquipélago principal do Japão, mas em 4 de dezembro há previsão de cobrir as ilhas Ogasawara, pois seu diâmetro poderá chegar a 650km.

Ainda há possibilidade de fechar o ano com mais um tufão, pois a média de dezembro é de um.

Fontes: AMJ, WeatherNews, News Digest e Yahoo! 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!