China reage à inclusão de Taiwan na lista dos países hostis da Rússia

A China, que considera Taiwan como sua ‘região’, não a reconhecendo como Estado, desta vez reagiu de forma diferente.

Zhao Lijian, do Ministério de Relações Exteriores da China, na coletiva de 2.ª feira (ANN)

Em resposta à inclusão de Taiwan pela Rússia como um dos países hostis, o governo chinês, que a considera parte de seu país, fez uma declaração inusitada.

Publicidade

Zhao Lijian, vice-diretor do Departamento de Informação do Ministério de Relações Exteriores da China, declarou na segunda-feira (14), que no caso de “serem impostas sanções, é autossuficiente“, se referindo a Taiwan.

Lijian afirmou em entrevista coletiva que “todos no planeta entendem por que a região de Taiwan foi incluída nesta lista”, criticando o governo Tsai Ing-wen por sancionar a Rússia, como os Estados Unidos e Japão.

Quando os países estrangeiros como os Estados Unidos se referem à questão de Taiwan, o governo chinês se opõe a que seja, considerando “intervenção em assuntos domésticos“.

Mas, desta vez a abandona como autônoma e permite a Rússia distinguir Taiwan da China e impor sanções. Ou seja, caso o Kremlin decida tomar uma medida drástica em relação a Taiwan, a China não ajudará na evacuação do povo.

Fontes: ANN e Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Apenas timidez ou será que sofro com ansiedade social?

Publicado em 15 de março de 2022, em Eliana A. C. I. Nonaka

Saiba como identificar um possível TAS-Transtorno de Ansiedade Social. Veja os sintomas, causas e possíveis tratamentos.

Fobia social – imagem ilustrativa (PM)

Você tem dificuldade de falar em público?  Medo do julgamento e da interação com as pessoas? Sente timidez, o rosto esquentar e necessidade de isolar-se? Qual será o limite entre uma ansiedade normal, uma timidez e a ansiedade social?

Publicidade

A ansiedade social também conhecida como fobia social é um transtorno da ansiedade. Segundo o DSM-5 a característica essencial do transtorno é o medo ou ansiedade acentuados ou intensos de situações sociais nas quais o indivíduo pode ser avaliado pelos outros. Comum manifestar-se na infância e início da adolescência, podendo trazer prejuízos que se estendem para a vida adulta.

Sentir-se nervoso antes de uma situação importante, é normal, mas as pessoas que sofrem de ansiedade social sentem-se sempre nervosas e ansiosas em inúmeras situações, até mesmo em situações prazerosas na companhia de pessoas conhecidas.

A pessoa até reconhece o medo e a ansiedade como sendo infundados, mas não consegue evitar

Muitas vezes por ser confundido com timidez, o transtorno de ansiedade social acaba sendo diagnosticado tardiamente ou até mesmo não é tratado. O que em alguns casos fará com que o paciente busque ajuda médica, será o fato dele apresentar outros transtornos causados pela mesma ansiedade social não tratada, como depressão, transtorno de pânico, etc. Vale aqui destacar que a timidez é um traço de personalidade comum, só é considerada patológica quando impacta negativamente no funcionamento social, profissional ou outras áreas da vida do indivíduo.

Como identificar um possível TAS-Transtorno de Ansiedade Social

Características apresentadas:

  • Dificuldade para interagir e conversar com outras pessoas;
  • Medo de falar em público e no telefone;
  • Receio de comer na frente dos outros;
  • Medo de dar sua opinião sobre determinado assunto;
  • Receio de andar ou trabalhar na frente de outras pessoas;
  • Medo do julgamento;
  • Receio de ser humilhado, etc.

Sintomas apresentados:

  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Aumento da frequência respiratória;
  • Rosto vermelho;
  • Náusea;
  • Suor em excesso;
  • Presença de tontura;
  • Tremedeira;
  • Voz trêmula;
  • Tensão muscular, etc.

Causas

Acredita-se que fatores genéticos e ambientais, tenham relação com o desenvolvimento do TAS.  A presença de familiares com o transtorno, a criação em ambientes rígidos, onde há a presença de muito controle, falta de apoio e a necessidade constante por aprovação aumenta a possibilidade de o indivíduo também desenvolver ansiedade social.

Diagnóstico

A intensidade e a duração dos sintomas, bem como o grau de incapacitação em que o indivíduo se encontra são critérios considerados na conclusão do diagnóstico, além dos fatores genéticos e ambientais.

Tratamento

O acompanhamento psicológico ajuda o paciente a lidar com a ansiedade social resultando em uma melhor qualidade de vida.  Estratégias terapêuticas trabalham as potencialidades do indivíduo e o auxiliam no reconhecimento e análise de pensamentos negativos, consequentemente reduzindo os sintomas.

Em alguns casos é necessário ajuda psiquiátrica e medicamentos.

Dica

Vale como dica dizer que uma rotina saudável só tem a favorecer no todo do que somos. Dormir bem, uma alimentação equilibrada, prática de atividade física, lazer, meditação, trabalhar a respiração, etc.; ajudam sempre, independente de termos um transtorno ou não. O cuidado conosco é sempre muito importante. Analisarmos como nos sentimos é o que pode fazer a diferença entre o que é normal e o que pode ser motivo para uma possível ajuda médica e/ou psicológica.

Boas reflexões!
Eliana Nonaka

Se deseja conversar, desabafar ou busca orientações, entre em contato com a autora e solicite atendimento online. É mais prático e eficaz do que se imagina. Link no card abaixo.

American Psychiatric Association (2014). DSM-5 Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (5ª Ed.) Artmed

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!