Presidente da Ucrânia faz pronunciamento ao legislativo japonês

É a primeira vez que o Japão permite um chefe de Estado ou outra autoridade estrangeira discursar nas câmaras da Dieta de forma online.

Quatro telas e público de 500 pessoas para assistir a Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um discurso online para a Dieta do Japão, às 18h de quarta-feira (23). Ao aparecer nas telas dispostas para os conselheiros e representantes, foi recebido com uma salva de palmas.

Publicidade

Foi aberta uma exceção para Zelensky pois esta é a primeira vez que a Dieta tem um chefe de Estado estrangeiro fazendo pronunciamento online, pois até então sempre eram recebidos em cerimônias especiais. 

A transmissão foi em ucraniano, com uma intérprete traduzindo simultaneamente. O presidente agradeceu ao Primeiro-Ministro do Japão, Fumio Kishida, a todos os presentes e também o apoio recebido imediatamente após a invasão da Rússia na Ucrânia

Presidente Zelensky em uma das telas do discurso online

Relembrou o desastre de Chernobyl em 1986. E a Rússia tentou novamente causar um outro desastre, colocando as 4 usinas em risco. “A Rússia transformou um local de descarte de material nuclear em um campo de batalha. Imagine quanto tempo esse processo levará após a guerra”, questionou o presidente.

Relembrou sobre a ocorrência de um vazamento de amônia, por causa do ataque, e disse que a Rússia está pronta para usar armas químicas como o gás sarin. 

Por causa do ataque na Ucrânia, os civis estão sendo mortos, sendo que até terça-feira 121 crianças perderam suas vidas. 

Necessitamos garantir um futuro para as crianças”, disse Zelensky. No entanto, para segurança da população muitos deixaram suas casas e migraram para outros países ou locais. A Rússia fechou a fronteira com o mar para que a Ucrânia fique ainda mais distante dos outros países.

Com todos os esforços as organizações internacionais não estão conseguindo parar a Rússia. “Precisamos de uma forte mensagem de que não se pode destruir a paz, unindo os esforços com os países que têm responsabilidade por isso”, disse.

Reiterou várias vezes a volta da paz no seu país e no mundo. 

Agradeço de todo coração todo apoio recebido do Japão. Foi o primeiro país da Ásia a pressionar a Rússia e rogo para que continue aplicando sanções”, falou Zelensky.

“Precisamos nos esforçar para trazer de volta a segurança para a Ucrânia”, salientou. “Necessitamos reconstruir o país para que as pessoas que saíram possam voltar à sua terra natal. Acredito que o povo japonês compreenda isso”, apontou. 

Foram 14 minutos de discurso e o finalizou agradecendo em japonês. A representante dos conselheiros, Akiko Santo, vestida de amarelo, uma das cores da Ucrânia, disse: “Nós do Japão não podemos perdoar a violência da Rússia e o círculo de apoio à Ucrânia está crescendo constantemente. Nós, membros da Câmara dos Conselheiros, faremos o possível para restaurar a paz e a estabilidade o mais rápido possível”.

Fonte: transmissão ao vivo

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

FMI reduzirá previsão de crescimento econômico global

Publicado em 23 de março de 2022, em Sociedade

Devido aos efeitos da invasão da Ucrânia pela Rússia, o FMI reduzirá sua previsão de crescimento econômico global.

O FMI reduzirá sua previsão de crescimento econômico global devido aos efeitos da invasão da Ucrânia pela Rússia (banco de imagens)

A chefe do Fundo Monetário Internacional – FMI diz que a organização reduzirá sua previsão de crescimento econômico global devido aos efeitos da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Publicidade

A diretora de gestão do FMI, Kristalina Georgieva, disse em um fórum online na terça-feira (22) que “O que estávamos nos esforçando para fazer é para o crescimento avançar e a inflação que se tornou um problema diminuir. Ao invés disso, temos exatamente o oposto. O crescimento está descendo e a inflação subindo”.

Ela disse que o FMI reduziria sua previsão de crescimento global em seu relatório de Perspectiva Econômica Mundial. A previsão anterior da organização internacional em janeiro colocou o número a um crescimento de 4.4%.

Georgieva citou consequência do conflito, incluindo abalos de preços mais altos de energia e alimentos, e sanções contra a Rússia. Ela também apontou para condições financeiras mais apertadas no geral, enquanto economias avançadas aumentam suas taxas de juros.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!