Na terça-feira (29), um pescador de 51 anos, também dono de uma pousada, em Wakasa (Fukui), encontrou um regaleco ou ryugunotsukai em japonês, na sua rede de pesca.
O regaleco é um peixe das profundezas do mar, de Hokkaido a Okinawa, chegando a viver a mil metros abaixo, e raramente vem à superfície.
O pescador disse que sua rede estava na costa de Sekumi e relatou que “se estivesse saudável devolveria, mas como estava muito fraco, o levei para casa”, por volta das 9h.
Ele o entregou para o Kaihin Nature Center da Província de Fukui, para que os visitantes pudessem vê-lo. O regaleco mede 3 metros de comprimento e 30cm de largura. Foi doado para o Aquário Echizen Matsushima, na cidade de Sakai, onde ficará em exposição até 3 de abril.
Esse foi o segundo peixe regaleco trazido por um pescador. Em março do ano passado uma pessoa doou um de 3,7 metros.
Outro em Okinawa
Na praia de Kaganji, em Kunigami (Okinawa), um casal de Uruma (Okinawa) encontrou um regaleco encalhado na areia, em 14 deste mês, o qual media 2,7 metros.
Shinichiro Oka, diretor do Laboratório Animal do Centro de Pesquisa da Fundação Churashima, o qual confirmou se tratar do regaleco disse que “como ainda não investigamos detalhadamente, não sabemos como chegou à praia”.
Caso queira saber se o aparecimento do regaleco tem a ver com a predição do terremoto toque aqui para ler a matéria.
Fontes: Fukui Shimbun e Ryukyu Shimpo