Aparecimento do regaleco ou nuvens estranhas prenunciam terremoto?

A ciência responde se há fundamento para essas crendices. Após um terremoto surgem imagens e textos nas redes sociais indicando que houve prenúncio.

Regaleco (Wikimedia) e nuvem diferente (PxHere)

Desde a antiguidade há uma crendice popular, tanto no Japão quanto em Taiwan, de que quando os peixes que vivem nas profundezas do oceano aparecem na superfície sinalizam terremoto.

Publicidade

Diz-se desde antigamente que o regaleco ou peixe-remo como o Desmodema polystictum, chamado popularmente de polka-dot ribbonfish em inglês, são sensíveis à mudança do ambiente marinho.

Peixes x terremoto sob a ótica da ciência

O doutor Yoshiaki Orihara do Instituto de Pesquisa Oceânica e Desenvolvimento da Universidade Tokai, conduziu uma pesquisa para analisar cientificamente essa crendice popular.

Coletou dados e informações desde novembro de 1928 a março de 2011, cruzando informações sobre o surgimento do regaleco 10 a 30 dias antes das ocorrências dos terremotos nesse período.

Na parte superior o regaleco (Flickr) e abaixo o polka-dot ribbonfish (Wikipedia)

Obteve dos noticiários desse período 336 registros de aparecimento do peixe-remo na superfície, com 221 terremotos ocorridos.

O resultado foi que não conseguiu encontrar qualquer relação entre esses peixes das profundezas marinhas com a ocorrência dos terremotos, exceto em um único caso.

Quando a equipe de pesquisadores tomou como base somente os terremotos de com magnitude 6 ou mais não encontrou nenhum caso de aparecimento desses peixes.

Superstição

O pesquisador Orihara explica que o gancho para dar início a essa pesquisa foi o Grande Terremoto do Leste do Japão. Se as criaturas do fundo do mar pudessem, de fato, levar à previsão de terremotos, a informação poderia ajudar a reduzir os danos, analisou.

Sua pesquisa indicou que isso não passa de superstição ou crendice popular, tanto quanto o das nuvens estranhas e da alteração da fonte de água.

“Para aqueles que acreditam no folclore, espero que entendam que é uma superstição que carece de base científica”, afirmou.

O resultado dessa pesquisa foi publicado no Bulletin of the Seismological Society of America, com data de terça-feira (18).

Nuvens também não prenunciam terremoto

Da mesma forma que a relação dos abalos sísmicos e dos peixes foram investigados cientificamente, Kentaro Araki, um outro doutor, mas de nuvens e  pesquisador do Instituto de Pesquisas Meteorológicas, também afirma que não há qualquer relação.

Fotos coletadas do site do pesquisador (Togetter)

Embora as pessoas publiquem nas redes sociais fotos de nuvens estranhas registradas antes do terremoto de grande escala, ele afirmou “não podemos julgar e decidir se ocorre terremoto pelo tipo de nuvem”.

“Se fica preocupado com o terremoto, vamos nos preparar”, declarou, se referindo aos cuidados para preservação da vida.

Ele tem um artigo científico publicado em abril deste ano intitulado As nuvens podem ser fenômenos precursores de terremotos?, no boletim da Sociedade Sismológica do Japão.

Nessa pesquisa chegou à conclusão que não são sinalizadoras de que ocorrerá um terremoto e explica detalhadamente em sua página web Togetter.

Fontes: Hazard Lab, NLab e Togetter

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Bebidas alcoólicas serão proibidas em festividades no distrito de Shibuya

Publicado em 20 de junho de 2019, em Sociedade

Proibição será em ruas, parques e espaços abertos durante o Halloween e outros grandes eventos no famoso distrito em Tóquio.

Halloween em Shibuya no ano de 2018 (banco de imagens)

O famoso distrito em Tóquio aprovou uma lei para proibir o consumo de bebidas alcoólicas em ruas, parques e espaços abertos perto da estação de Shibuya durante o Halloween e outros grandes eventos. A lei entra em vigor nesta quinta-feira.

Publicidade

A proibição é imposta somente em dias especiais que incluem o fim de semana antes do Halloween, o dia do Halloween em si e depois, assim como a véspera de Ano Novo.

A lei não implica penalidades, mas aqueles que a violarem serão instruídos a pararem de beber. Ela também pede a estabelecimentos que sigam o pedido do distrito e suspendam as vendas de álcool nas ocasiões citadas.

A polícia no cruzamento de Shibuya no Halloween do ano passado (banco de imagens)

Atos que perturbam a tranquilidade pública também serão proibidos, como fazer barulho usando alto-falantes, ou subir no alto de postes e placas de rua.

Comerciantes locais vêm pedindo por medidas eficazes, citando o vandalismo em seus estabelecimentos durante o Halloween.

Akira Sekiguchi, que trabalha em uma loja de roupas na área, disse que no fim de semana antes do Halloween do ano passado pessoas fantasiadas quebraram as correntes de segurança do estabelecimento e largaram garrafas de bebidas alcoólicas.

Ele espera que o governo municipal torne a lei conhecida e que a polícia intensifique medidas de segurança.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!