Autoridades em Xangai que estão lutando contra um surto de covid-19 instalaram cercas no lado externo de prédios residenciais, espalhando indignação pública sobre um lockdown que forçou o isolamento da maioria das 25 milhões de pessoas da cidade.
Shanghai today, literally locking people up in their homes. Fences being erected to keep people inside. Makes sense.
Okay, so we may die if there’s a fire, but thank the gods, at least we won’t CATCH THE FUCKING FLU. #Shanghailockdown #shanghai #CovidIsNotOver #Freeshanghai pic.twitter.com/cMPrz59ji4
— LMonster666 (@LinakMonster) April 23, 2022
Imagens de funcionários com roupas de proteção fechando entradas de blocos habitacionais e ruas inteiras com cercas verdes de 2 metros de altura viralizaram na mídia social, levando a questionamentos e queixas dos residentes.
Um vídeo mostrou residentes gritando das sacadas de suas casas com os funcionários que estavam tentando instalar cercas antes de cederem e irem embora. Outros vídeos mostram pessoas tentando retirá-las.
Some neighborhoods are moving off the fences by themselves. 加油上海 ! We can fight back. #shanghai #lockdown #covid19 #zeropolicy pic.twitter.com/LlkXephSE7
— Being (@tofoli) April 24, 2022
Muitas das cercas foram instaladas em torno de complexos designados como “áreas seladas”, locais onde pelo menos uma pessoa testou positivo para covid-19, o que significa que residentes são proibidos de sair de suas casas.
Não ficou claro o que levou as autoridades a recorrerem à instalação de cercas. Um aviso com data de sábado (23) de uma autoridade local compartilhado online disse que estava impondo “quarentena rigorosa” em algumas áreas.
A cidade mais populosa da China e centro econômico mais importante está lutando contra o maior surto de covid-19 com uma política que força todos os casos positivos a centros de quarentena.
O lockdown, o qual para muitos residentes tem durado mais de 3 semanas, alimentou frustrações sobre acesso a comida e cuidados médicos, salários perdidos e separação familiar.
Fonte: Yomiuri