O número de casos confirmados de varíola dos macacos (monkeypox) chegou a 219 fora de países onde ela é endêmica, de acordo com uma atualização divulgada pela agência de doenças da União Europeia – UE.
Mais de uma dezena de países onde a varíola dos macacos é incomum, a maioria na Europa, reportaram pelo menos um caso confirmado, disse o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) em uma nota epidemiológica divulgada na noite de quarta-feira (25).
“Essa é a primeira vez que redes de transmissão são reportadas na Europa sem ligações epidemiológicas conhecidas à África Ocidental e Central, onde a doença é endêmica”, disse a nota.
Ela acrescentou que a maioria dos casos foi detectada em homens jovens, autoidentificados como homens que tiveram relações sexuais com homens.
O Reino Unido, onde a aparição incomum da varíola dos macacos foi detectada pela primeira vez no início de maio, atualmente tem o maior número de casos confirmados, com 71.
A Espanha seguiu com 51 casos e Portugal 37. Fora da Europa, o Canadá tem 15 casos e EUA 9.
O risco de contágio é “muito baixo” disse o ECDC no início da semana, mas alertou que as pessoas que tiveram muito parceiros sexuais, independentemente da orientação sexual, estão sob maior risco.
“A apresentação clínica é geralmente descrita como leve”, disse o ECDC, acrescentando que não houve mortes.
No Japão ainda não foram detectados casos da doença, mas o governo aumentou a vigilância.
Fonte: Channel News Asia