Ministro do Japão indica prontidão em ajudar a Coreia do Norte com a covid-19

‘Não temos relações diplomáticas com aquele país, mas isso não significa que devemos deixá-lo sozinho’, disse Yoshimasa Hayashi.

Cidade de Pyongyang, Coreia do Norte (banco de imagens)

O ministro de Relações Exteriores japonês, Yoshimasa Hayashi, sugeriu no domingo (22) que o governo pode precisar considerar auxiliar a Coreia do Norte, visto que ela aparentemente enfrenta dificuldades com o surto de coronavírus.

Publicidade

“Não temos relações diplomáticas com aquele país, mas isso não significa que devemos deixá-lo sozinho”, disse Hayashi durante uma palestra na cidade de Niigata.

A Coreia do Norte confirmou no início deste mês seu primeiro caso de covid-19 desde o início da pandemia há mais de 2 anos.

No domingo, o país de 25 milhões de pessoas reportou cerca de 186 mil novos casos de febre, levando o número total desde o fim de abril para mais de 2.64 milhões.

Mais uma morte foi reportada nas 24 horas até as 18h de sábado (21), levando o total para 67, de acordo com a agência de notícias estatal norte-coreana, a KCNA.

A Coreia do Norte não informou sobre quantas pessoas testaram positivo para o vírus, visto que acredita-se que o país tenha um número limitado de kits de teste de covid-19.

A origem da febre que está se espalhando no país não foi identificada.

Sobre como lidar com o surto suspeito de covid-19 na Coreia do Norte, Hayashi apresentou uma posição de que uma nova mutação poderia se espalhar para o mundo se o problema for deixado sem solução.

“O mundo inteiro deveria enfrentar (o problema). Temos que fazer um esforço para entender a situação na Coreia do Norte”, disse ele.

A declaração de Hayashi sobre a prontidão do Japão em ajudar a Coreia do Norte ocorreu um dia após o presidente do EUA, Joe Biden, e o novo presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, em uma declaração conjunta, terem manifestado preocupação com o surto suspeito de covid-19.

Fonte: News and Culture

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Joe Biden chega ao Japão para cúpulas com Kishida e Quad

Publicado em 22 de maio de 2022, em Sociedade

Sua estada de 3 dias inclui encontros com com o imperador Naruhito, o primeiro-ministro Kishida e uma reunião do Quad.

O presidente Joe Biden chegou ao Japão na tarde deste domingo, 22 de maio (NHK)

O presidente dos EUA, Joe Biden, chegou ao Japão neste domingo (22), iniciando a segunda parte de sua viagem à Ásia.

Publicidade

O Air Force One chegou um pouco depois das 17h na Base Aérea de Yokota, no oeste de Tóquio, após um voo de 1h45 da Base Aérea de Osan na Coreia do Sul.

Sua estada de 3 dias inclui uma audiência com o imperador Naruhito, uma reunião e jantar com o primeiro-ministro Fumio Kishida e uma reunião do Quad, com líderes da Índia e Austrália.

A segurança regional estará no topo da agenda para as reuniões no Japão, após a invasão da Ucrânia pela Rússia ter levantado preocupações no mundo.

Biden e Kishida discutirão maneiras de fortalecer suas alianças para impedir que a China tome ação no Estreito de Taiwan, enquanto Pequim aumenta a pressão ao enviar aeronaves militares para a Zona de Defesa Aérea de Taiwan.

Na frente econômica, o presidente anunciará o lançamento do Quadro Econômico Indo-Pacífico (IPEF, em inglês), o qual facilitaria a cooperação entre os EUA e seus parceiros asiáticos em áreas como superação e ambiente de rede de fornecimento, porém não reduz tarifas.

Fonte: Asia Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!