A Coreia do Norte criticou um acordo entre os EUA, Coreia do Sul e Japão para fortalecer cooperação militar, afirmando que os EUA planejam criar uma aliança como a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na região.
O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Norte falou sobre isso por causa de uma questão colocada pela KCNA (Korean Central News Agency),divulgou a agência estatal de notícias no domingo (3).
“A realidade mostra claramente que o propósito autêntico dos EUA espalharem o rumor sobre uma “ameaça da Coreia do Norte” é oferecer uma desculpa para alcançar supremacia militar sobre a região da Ásia-Pacífico”, disse o porta-voz.
O presidente dos EUA, Joe Biden, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida e o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, se encontraram nos bastidores de uma cúpula da Otan na semana passada e concordaram que o progresso dos programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte representava ameaças graves não apenas para a península coreana, mas também para o leste asiático e o mundo.
Eles disseram que explorariam mais meios de reforçar “dissuasão expandida” contra a Coreia do Norte.
Neste ano, a Coreia do Norte tem conduzido testes de mísseis a um ritmo sem precedentes, e alguns acreditam que ela está se preparando para um outro teste nuclear.
Fonte: CNN