O exército da China anunciou um novo exercício “perto de Taiwan” nesta segunda-feira (8), sinalizando que atividade em torno da ilha estava continuando após uma série de treinamentos anunciada imediatamente após a visita da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi.
O Exército de Libertação Popular conduziu exercício antissubmarino e ataques navais no “espaço aéreo e marítimo perto da ilha de Taiwan” nesta segunda-feira, disse em uma declaração o Comando de Teatro Oriental.
A declaração não especificou onde o exercício estava sendo realizado ou se fazia parte de uma série sem precedentes de 4 dias de treinamento em torno de Taiwan que seria concluída no domingo (7).
O Ministério da Defesa de Taiwan disse separadamente que havia detectado aeronaves e navios de guerra chineses em torno da ilha nesta segunda-feira.
A China realizou seus exercícios militares mais provocativos em décadas após a viagem de Pelosi a Taiwan na semana passada.
Pequim denunciou a visita de Pelosi como uma violação da promessa dos EUA de 50 anos atrás em não reconhecer formalmente o governo de Taiwan, o qual a China reivindica como seu território.
Fonte: Bloomberg