Outubro rosa para lembrar da importância de falar abertamente sobre o câncer de mama

É preciso falar da importância da prevenção do câncer da mama e de sua detecção precoce.

Fita do outubro rosa

“O tratamento do câncer de mama pode ser altamente eficaz, com 90% ou mais de chance de sobrevivência, principalmente quando a doença é descoberta precocemente”, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Publicidade

No mês chamado de outubro rosa as pessoas do mundo inteiro refletem sobre o assunto, ainda tabu ou delicado em alguns povos, mas importante ser discutido. Existe também uma data, em 19 de outubro, quando se comemora o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama.

De acordo com dados de 2020 da Agência de Saúde das Nações Unidas, 2,3 milhões de mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama em todo o mundo e 685 mil morreram dessa doença. E a OMS tem a meta de evitar 2,5 milhões de mortes em todo o mundo entre 2020 e 2040.

E engana-se quem pensa que só as mulheres são alvo do câncer de mama, pois em menor escala, os homens também são. 

Imagem meramente ilustrativa (PM)

Segundo os dados do Centro Nacional do Câncer do Japão, no ano de 2019, 97.812 pessoas foram diagnosticadas com câncer de mama, sendo 670 homens e 97.142 mulheres. 

E o total de mortes por essa doença em 2020 foi de 14.779 pessoas, sendo 129 homens e 14.650 mulheres. A mortalidade aumenta em idosas acima de 65 anos. 

É importante ressaltar que todos os órgãos e especialistas do mundo dizem o mesmo: é importante fazer a prevenção e a detecção precoce, pois, o tratamento é altamente eficaz se for no começo do câncer.

Todos os trabalhadores no Japão, incluindo os estrangeiros, estão inscritos no sistema de saúde, seja o shakai hoken ou kokumin kenko hoken. E, anualmente, chega uma carta ou uma instrução da empresa para o exame médico preventivo (check up) chamado de kenko shindan (健康診断). E isso é muito importante, além de ser praticamente gratuito. Dependendo da faixa etária da mulher, até a mamografia é gratuita, a qual deve ser feita anualmente.

O câncer de mama e outras doenças podem ser evitadas por quem leva uma vida mais saudável, cuidando da higiene do sono, da alimentação, dos exercícios físicos, dos hobbies, de bons relacionamentos e outros. 

Para saber mais em japonês toque aqui para abrir a página Nyugan.

Para ler uma cartilha bem didática preparada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), do governo brasileiro, toque aqui e abra a página.

Fontes: Nyugan, INCA, Centro do Câncer e Intramed

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Europa aprova adoção do USB-C em todos os celulares

Publicado em 5 de outubro de 2022, em Notícias do Mundo

A lei estabelece que o USB-C seja o conector padrão único para todos os smartphones, tablets e câmeras novos a partir do fim de 2024.

USB-C será padrão em todos os celulares na Europa (banco de imagens)

O Parlamento na União Europeia (UE) aprovou na terça-feira (4) uma lei exigindo que o USB-C seja o conector padrão único para todos os smartphones, tablets e câmeras novos a partir do fim de 2024.

Publicidade

A medida, a qual legisladores da UE adotaram com uma votação de 602 a favor e 13 contra, forçará, na Europa pelo menos, a Apple a trocar seu conector Lightning em seus iPhones pelo USB-C já usado pela maioria de suas rivais.

Fabricantes de notebooks terão tempo extra, a partir do início de 2026, para seguirem a tendência também.

Legisladores na UE dizem que a regra de conector único simplificará a vida dos europeus, reduzirá a quantidade de carregadores obsoletos e diminuirá os custos para os consumidores.

A Apple, a segunda maior vendedora de smartphones após a Samsung, já usa o conector USB-C em seus iPads e notebooks.

Mas ela resistiu à legislação da UE de forçar uma mudança de seus conectores Lightning em seus iPhones, dizendo que era desproporcional e que reprimiria a inovação.

Fonte: Channel News Asia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!