Cientistas revivem vírus de 48 mil anos da Sibéria

Uma equipe da Universidade Aix-Marseille na França reestruturou um grupo de vírus de dezenas de milhares de anos para estudar suas origens.

Grande rachadura em permafrost (ilustrativa/banco de imagens)

Cientistas reviveram mais de uma dezena de vírus antigos encontrados no permafrost siberiano.

Publicidade

No que poderia parecer um filme de ficção científica, uma equipe da Universidade Aix-Marseille na França reestruturou um grupo de vírus de dezenas de milhares de anos para estudar suas origens.

Havia 13 no total e eles foram encontrados em “cinco diferentes clados de amostras coletadas no extremo leste congelado russo”, de acordo com a IFLScience.

Três vírus foram descobertos dentro de uma parte das fezes de um mamute de 27 mil anos. Eles foram chamados de Pithovirus mammoth, Pandoravirus mammoth e Megavirus mammoth.

Impressionantemente, os pesquisadores também descobriram um vírus que tem cerca de 48,5 mil anos.

Jean-Michel Claverie, professor de genoma e bioinformática na Escola de Medicina da Universidade Aix-Marseille, disse ao New Scientist que é um “recorde mundial”.

Espera-se que essa pesquisa possa despontar nos anais da história e ver como a humanidade e os animais lidam com esses vírus.

O estudo, que ainda precisa ser revisto em pares, foi publicado no bioRxiv e os autores esperam que essa pesquisa possa ser usada para combater futuros surtos de vírus.

“Como infelizmente bem documentado pela recente (e contínua) pandemia, cada vírus novo, mesmo relacionado a famílias conhecidas, quase sempre exigem o desenvolvimento de respostas médicas altamente específicas, como novos antivirais ou imunizantes”, disseram os autores do estudo no relatório.

Há a preocupação de que se a mudança climática continuar a causar estragos no planeta, vírus que foram trancados em lugares como o permafrost siberiano poderiam ser despertados naturalmente.

Fonte: Unilad

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Navios da Guarda Costeira da China: um armado invade águas japonesas

Publicado em 25 de novembro de 2022, em Sociedade

Já vem acontecendo de os navios da China navegarem perto das águas territoriais do Japão, mas desta vez, 2 deles invadiram.

Embarcação da Guarda Costeira da China armada com canhão de 76mm (Guarda Costeira do Japão via JNN)

De acordo com a Guarda Costeira do Japão, por volta das 10h de sexta-feira (25), dois navios da Guarda Costeira da China invadiram as águas territoriais do Japão ao redor das Ilhas Senkaku e da Ilha Taisho, ambas da província de Okinawa.

Publicidade

Um deles estava equipado com um canhão de 76mm, montado principalmente em navios militares. Esta foi a primeira invasão de um navio chinês armado em águas territoriais do Japão.  

Mais cedo, por volta das 2h45 do mesmo dia, a Guarda Costeira do Japão confirmou 4 unidades de embarcação marinha chinesa navegando nas imediações, sendo que 2 entraram nas águas territoriais de Minamikojima (Okinawa), a 21 quilômetros de distância da costa.

A Guarda Costeira do Japão destacou barcos de patrulha para garantir a segurança das embarcações de pesca.

Também continuou a avisá-los para deixar as águas territoriais imediatamente. É a 25.ª vez que as embarcações da China rondam pelas águas japonesas este ano.

Fontes: NHK e JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!