Segundo informações da Guarda Costeira de Naha (Okinawa), de quarta-feira (30), uma turista de 53 anos, da província de Hyogo, morreu após ser socorrida.
A ocorrência foi logo depois de meio-dia e meia de terça-feira (29), quando entrou uma chamada no 119 pedindo socorro para uma pessoa que ficou inconsciente durante um tour de mergulho em um ponto famoso chamado de Triângulo, a cerca de 11 quilômetros do Porto de Pesca de Itoman.
A turista foi encontrada a uma profundidade de 5 metros, sem consciência, porque não teria conseguido encaixar corretamente o dispositivo regulador para aspirar o ar.
Foi levada para a superfície com a ajuda do marido que mergulhava junto e dos funcionários da empresa do tour e levada de navio até o porto. Foi transportada para o hospital mas morreu cerca de 2 horas depois.
Segundo informações, o grupo iniciou o mergulho antes das 8h30 e enquanto se fazia uma pausa, todos mergulhavam. Na terceira vez que ela calçou as nadadeiras e começou a mergulhar, parece que teve mal-estar.
Nessa ocasião fazia sol e as ondas estavam calmas. A Guarda Costeira de Naha está investigando a situação detalhada. Este ano, o número de pessoas que morreram durante o lazer marítimo na província de Okinawa é de 25, das quais 6 foram por mergulho.
Fontes: Okinawa Times, JNN e QAB