A Índia deve ultrapassar a China e se tornar a nação mais populosa do mundo dentro dos próximos 3 meses, de acordo com um relatório recente da divisão de população das Nações Unidas, marcando uma mudança sísmica no palco global em uma tendência com impacto social e econômico significante para ambos os países.
“A maioria das pessoas pensa que a economia da Índia ainda é uma fração do que poderia ser no futuro, o que significa que há muita promessa”, disse a Dra. Audrey Truschke, professora associada de História do Sul da Ásia na Universidade Rutgers, ao Yahoo News, acrescentando que muito do potencial é devido em grande parte à Índia ser “um país jovem”.
Da população de 1,41 bilhão de pessoas que cresce rapidamente na Índia, cerca de 1 em 4 está na faixa dos 15 anos e aproximadamente a metade tem menos de 25.
Em comparação, a população da China é de cerca de 1,45 bilhão, mas aqueles com menos de 25 anos formam apenas um quarto da população.
Desde 1950, Índia e China contaram por estimados 35% do crescimento da população mundial, com o país no leste asiático emergindo como potência industrial global. Combinados, os dois epicentros populacionais são uma fatia significantes das cerca de 8 bilhões de pessoas no planeta.
Até 2050, dados mostram que a Índia deve estabelecer mais de um sexto da população mundial em idade ativa, de 15 a 64 anos de idade.
Fonte: Yahoo News