Mais de 37 mil mortes no terremoto na Turquia, mas vidas são salvas após uma semana

Em meio aos escombros, as equipes de resgate continuam salvando vidas após uma semana, milagrosamente.

Cidade da Turquia destruída pelo terremoto (Al Jazeera)

Já passa de uma semana desde a ocorrência do mortífero terremoto de magnitude 7,8 na Turquia, seguido de uma réplica de 7,5, ocorrido na madrugada de 6 deste mês. Até terça-feira (14) calcula-se que o número de mortes seja superior a 37 mil pessoas, na Turquia e na Síria. Segundo a Al Jazeera, agência de notícias do Qatar, são 31.643 na Turquia e 5.791 na Síria.

Publicidade

Milhões de pessoas continuam nos abrigos improvisados, sob baixa temperatura, com uma séria preocupação de quanto tempo mais conseguirão se manter nessas condições precárias, sem banho, sem higiene e com escassez de comida ainda. 

Sem falar nas pessoas feridas que estão sendo atendidas em barracas improvisadas, por médicos e enfermeiros de diversos países do mundo, incluindo o Japão, que enviou 74 profissionais e suprimentos.

Tendas para acomodar os desabrigados e os semblantes de tristeza profunda (Al Jazeera)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que pelo menos 26 milhões de vítimas estão desabrigadas nas áreas afetadas dos dois países e necessitam de roupas quentes, comida, água e, sobretudo, locais decentes para recomeçar a vida.

Caso possa contribuir com as vítimas do terremoto, as lojas de conveniência do Japão estão com as caixinhas de coleta ao lado dos caixas. Toda ajuda será aplicada em medicamentos, roupas, artigos de higiene, alimentação e para a reconstrução da vida das vítimas.

Desistir jamais, porque vidas continuam sendo salvas

As atividades de resgate continuam em vários lugares, 24 horas, nos escombros porque ainda há esperança. 

Momento do resgate do menino de 12 anos (Anadolu Agency)

O órgão do governo turco, Anadolu Agency, informou que na segunda-feira (13), um menino de 12 anos foi retirado dos escombros de um prédio que desabou, na província de Hatay, sul da Turquia, depois de 182 horas do terremoto, causando emoção em toda equipe. Ele sobreviveu sem água e sem comida, apenas com a esperança de ser encontrado.

A Anadolu Agency mostra o resgate de uma mulher no oitavo dia após o terremoto, um verdadeiro milagre (veja o vídeo abaixo).

Brasileira ajuda no resgate 

Em Antakya, sudeste da Turquia, a equipe de resgate conseguiu retirar, milagrosamente, um idoso de 75 anos, lúcido, são mas com alguns ferimentos, o qual disse para salvar sua esposa, na segunda-feira. 

Nesse vídeo gravado no local do resgate, da VICE News, a repórter descobriu uma resgatista voluntária brasileira e a entrevistou. Se não entende inglês, não se preocupe, basta configurar a legenda em português, pois seu depoimento emociona.

Fontes: Anadolu Agency, Al Jazeera, NHK e VICE News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Rede japonesa Skylark planeja dobrar número de restaurantes no exterior

Publicado em 14 de fevereiro de 2023, em Notícias do Mundo

A Skylark do Japão visa 170 restaurantes no exterior, nos EUA e Ásia.

A Skylark é uma das maiores operadoras de restaurantes da família do Japão, com marcas incluindo a Gusto (banco de imagens)

A operadora japonesa de restaurantes Skylark planeja mais do que dobrar o número de restaurantes no exterior até 2027, atendendo a alta demanda por comida japonesa em Taiwan, EUA e Sudeste Asiático com a desaceleração no mercado doméstico.

Publicidade

A Skylark é uma das maiores operadoras de family restaurants (restaurantes familiares) do Japão, com marcas incluindo, Gusto, Bamiyan e Jonathan’s.

Apenas 70 de seus 3.050 restaurantes ficam no exterior, principalmente em Taiwan. Ela tem a intenção de abrir mais 100 nos próximos 4 anos até chegar aos 170.

A companhia abrirá locais de sua rede de shabu-shabu, a Shabu-You, nos EUA e países no Sudeste Asiático como Malásia, Tailândia, Vietnã, Singapura e Indonésia.

Em Taiwan, a Skylark planeja abrir restaurantes de steak e italianos, junto com a estreia de um café em março.

Enquanto foca no crescimento no exterior, a Skylark também busca desenvolver novos negócios e ajustar operações em seu mercado nacional.

Fonte: Asia Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!