Rara imagem da baleia gerando o filhote

Nadadores capturam imagens raras do parto de baleia-jubarte nas Ilhas Amami.

Imagem: FNN

Perto das Ilhas Amami, um ponto turístico popular para observação de baleias entre Kyushu e Okinawa, nadadores capturaram imagens raras do nascimento de uma baleia-jubarte no dia 16.

Publicidade

O vídeo começa mostrando pequena barbatana caudal branca que pode ser vista ao redor da parte inferior do abdômen da baleia. Isso era o meio do parto.

Cerca de duas horas e meia depois, o parto acabou, e a baleia mãe e seu filho estavam nadando um ao lado do outro.

A baleia rescém-nascida tem cerca de 3,5 metros de comprimento e superfície lisa com rugas que podem ser vistas logo após o nascimento. No vídeo, também é possível ver o que parece ser um cordão umbilical no abdômen da mãe.

Segundo especialistas, foi a primeira vez no Japão que foram capturadas imagens de uma baleia jubarte antes, durante e depois do parto.

“Todos se perguntavam quando e onde ela daria à luz. Estou muito feliz por ter esclarecido essa dúvida”, comenta Katsuki Oki, presidente da Associação de Baleias e Golfinhos de Amami

Este é um registro valioso de uma baleia jubarte pois não se sabia como e onde davam à luz, comenta Hiroto Murase, especialista em ecologia das baleias e professor da Universidade de Ciência e Tecnologia Marinha de Tóquio.

As baleias jubarte têm de 11 a 13 metros de comprimento e migram todo inverno das águas perto da Rússia para o sul para procriar e criar seus filhotes.

Fonte: FNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Gifu: aumento de trabalhadores estrangeiros mas precisa de mais

Publicado em 24 de fevereiro de 2023, em Sociedade

O número de trabalhadores estrangeiros na província de Gifu foi recorde em 2022.

Província de Gifu bem no meio do Japão (Div. Turismo de Gifu)

De acordo com a informação da Delegacia de Trabalho de Gifu, o número de trabalhadores estrangeiros na província, até o final de outubro de 2022, soma 36.192 pessoas.

Publicidade

Desde que foi instituído o sistema de visto para habilidades específicas em 2019, houve uma tendência crescente dos estagiários técnicos transferirem para esse status.

Ranking dos trabalhadores estrangeiros

Na análise por país de origem, os trabalhadores brasileiros estão em 3.ª posição. Houve um aumento de 6,5% de filipinos e queda de 12,8% de chineses.

  1. 9.180 vietnamita
  2. 8.642 filipinos
  3. 5.770 brasileiros
  4. 5.587 chineses

Como os brasileiros e parte dos filipinos têm vistos permanentes e de longa duração, o total chega a 16.155. Já os estagiários técnicos são em 11.656 pessoas.

Osamu Iwata, oficial encarregado das medidas de emprego para os estrangeiros, da Delegacia de Trabalho de Gifu, disse que “na província há empresas que enfrentam uma escassez crônica de mão de obra e há um movimento notável para contratar trabalhadores estrangeiros”. 

Enfatizou que pretende continuar melhorando os ambientes de trabalho para os trabalhadores estrangeiros.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!