Revisão da Lei de Imigração para mudar o sistema de detenção dos ilegais

A revisão do sistema de detenção dos estrangeiros ilegais será encaminhada novamente para a aprovação na Dieta, embora já tenha sido derrubada uma vez.

Imagem meramente ilustrativa de um cercado de arame farpado em presídio (PxHere)

A Agência dos Serviços de Imigração apresentou ao comitê de assuntos jurídicos do Partido Liberal Democrático (PLD), do governo, um projeto para revisar a Lei de Controle da Imigração, com a finalidade de resolver o problema da detenção de longo prazo dos estrangeiros ilegais nas suas instalações.

Publicidade

O conteúdo do projeto de lei submetido à Dieta (câmara legislativa) em 2021, descartado, será amplamente mantido desta vez, com restrições impostas à regra atual de que nenhum estrangeiro detido será deportado enquanto estiver solicitando o status de refugiado. O motivo da recusa é que os partidos de oposição criticaram a revisão, porque ocorreram incidentes levando à morte de alguns detentos. Por isso, consideraram o projeto de lei inadequado. 

Mas o governo planeja reenviar o projeto de lei revisado para a atual sessão da Dieta.

De acordo com a lei atual, como regra geral, os residentes ilegais são detidos nas instalações da Imigração e, se a deportação for decidida, eles retornarão ao país de origem voluntariamente ou serão deportados

No entanto, de acordo com o Departamento de Imigração, cerca de 3,2 mil estrangeiros detidos se recusam a retornar aos seus países de origem, conforme os dados de dezembro de 2021, o que acarreta em detenção a longo prazo.

Cerca de 50% deles estão atualmente solicitando o status de refugiado, com relatos de casos de pedidos repetidamente para evitar a deportação. Por esse motivo, o projeto de lei revisado limitará o número de pedidos de asilo não mais de duas vezes. 

Um novo sistema será estabelecido para impor penalidades criminais àqueles que interferirem na deportação agindo com violência na aeronave durante a deportação.

Ainda hoje existe um sistema de soltura provisória (仮放免, lê-se karihomen), que libera temporariamente os detentos quando não há risco de fuga. A revisão quer estabelecer um sistema de medida cautelar para viver sob um supervisor responsável.

Fontes: Mainichi e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Americano é preso por tocar no corpo de menina menor de idade

Publicado em 17 de fevereiro de 2023, em Crime

Americano funcionário público foi preso por tocar no corpo de menina menor de idade.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!