A Yamato Holdings, a maior empresa de serviço de entrega de encomendas, anunciou na segunda-feira (6) que aumentará as tarifas do takkyubin – sua marca registrada – em média de 10% a partir de 3 de abril.
A Sagawa Express já anunciou um aumento de preços e, diante da grave escassez de mão de obra no setor de logística, há um movimento crescente para garantir recursos humanos e melhorar o tratamento dos motoristas.
A faixa dos aumentos de preços varia de 1% a 64%, dependendo do tamanho da encomenda, valendo para as entregas dentro do Japão, mas também as internacionais.
Por exemplo, em uma entrega de Kanto a Kansai, o comprimento total de um pacote de até 60 centímetros aumentará em 20 ienes. Passará dos atuais 1.040 para 1.060 ienes.
Por outro lado, se o total dos três lados for de até 160 centímetros, a tarifa aumentará em 450 ienes. Ou seja, passará dos atuais 2.180 para 2.630 ienes.
Em relação ao motivo, a Yamato disse que além dos elevados custos do combustível e matérias-primas, considera adequado oferecer aumento de salário aos seus funcionários, e que futuramente pretende revisar as tarifas a cada ano fiscal.
Fontes: divulgação e NHK