Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Portal Mie PORTAL MIE
Aichi 18°C 5°C
🇺🇸USD→🇯🇵JPY 159.689
Sociedade

Estrangeiros repatriados e com ordens de expulsão e deportação do Japão em 2022

O número de ordens de deportação e expulsão foi bem maior do que os repatriados. Há brasileiros na lista dos com ordem de deportação.

R

Redação

⏱ 3min de leitura
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
Placa indicando área de partidas no aeroporto de Narita
Placa indicando área de partidas no aeroporto de Narita (ilustrativa)

Com as medidas gradativas de relaxamento das fronteiras, durante a pandemia do coronavírus, houve um aumento de estrangeiros que vieram ao Japão em 2022, tanto para estudar como para trabalhar. Por isso, o número de residentes estrangeiros foi recorde, passando de 3 milhões.

UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão
Publicidade

Por outro lado, alguns foram repatriados, outros expulsos e também entram na lista os deportados. Para compreender a diferença, veja o quadro abaixo.

  • Os repatriados são todos aqueles que nem chegam a entrar no aeroporto ou porto, são barrados por algum motivo na inspeção da Imigração com ordem para retornar ao país de origem.
  • A expulsão ocorre quando o residente estrangeiro deixa o Japão compulsoriamente por ter violado a Lei da Imigração. Deve ter um passaporte válido e um bilhete de passagem comprado por conta própria.
  • O estrangeiro por ter sido flagrado com status vencido, residência ilegal ou irregular (diferente do visto concedido) receberá uma ordem de deportação. Ou, em alguns casos, depois de sair da penitenciária após o cumprimento da pena. Caso ele se negue, ficará detido no presídio da Imigração. Se concordar, é deportado imediatamente.  

Em geral, os estrangeiros repatriados e expulsos não serão aceitos de volta ao país no período de 5 anos. No caso dos estrangeiros deportados a reaceitação dependerá de uma série de fatores a serem analisados.

Casos de deportação e expulsão em 2022, incluindo brasileiros

No ano passado, 10.300 estrangeiros receberam ordem para deixar o Japão. Apenas 176 estrangeiros foram repatriados, 9.137 foram pegos com status expirados (overstay), dos quais 3.877 receberão ordem de expulsão. O total do ano passado foi bem inferior ao de 2021, com 7,7 mil a menos.

Houve outras situações como de desembarque ilegal no país (69), outros trabalhavam sem ter visto para isso (44), 527 cometeram delitos e 347 de casos diversos. 

Recomendadas para você

O número de nacionalidades/regiões de estrangeiros submetidos aos procedimentos de deportação ou expulsão foi de 87 países/regiões, sendo 3.568 vietnamitas o maior número, representando 34,6% de todos os infratores da lei de imigração.

Outros estrangeiros como chineses, tailandeses, filipinos, indonésios, turcos, entre outros, foram em números menores. Em 10.º da lista apareceram os brasileiros, 213, sendo 174 do sexo masculino.

Os que efetivamente deixaram o Japão como expulsos ou deportados foram 4,8 mil, com aumento de 670 em relação a 2021.

Fonte: MOJ

+ lidas agora

em alta
Seguidores
10.404

Curta o Portal Mie no Facebook

Receba novidades e destaques direto no seu feed.