Estrangeiros repatriados e com ordens de expulsão e deportação do Japão em 2022

O número de ordens de deportação e expulsão foi bem maior do que os repatriados. Há brasileiros na lista dos com ordem de deportação.

Placa indicando área de partidas no aeroporto de Narita (ilustrativa)

Com as medidas gradativas de relaxamento das fronteiras, durante a pandemia do coronavírus, houve um aumento de estrangeiros que vieram ao Japão em 2022, tanto para estudar como para trabalhar. Por isso, o número de residentes estrangeiros foi recorde, passando de 3 milhões.

Publicidade

Por outro lado, alguns foram repatriados, outros expulsos e também entram na lista os deportados. Para compreender a diferença, veja o quadro abaixo.

  • Os repatriados são todos aqueles que nem chegam a entrar no aeroporto ou porto, são barrados por algum motivo na inspeção da Imigração com ordem para retornar ao país de origem.
  • A expulsão ocorre quando o residente estrangeiro deixa o Japão compulsoriamente por ter violado a Lei da Imigração. Deve ter um passaporte válido e um bilhete de passagem comprado por conta própria.
  • O estrangeiro por ter sido flagrado com status vencido, residência ilegal ou irregular (diferente do visto concedido) receberá uma ordem de deportação. Ou, em alguns casos, depois de sair da penitenciária após o cumprimento da pena. Caso ele se negue, ficará detido no presídio da Imigração. Se concordar, é deportado imediatamente.  

Em geral, os estrangeiros repatriados e expulsos não serão aceitos de volta ao país no período de 5 anos. No caso dos estrangeiros deportados a reaceitação dependerá de uma série de fatores a serem analisados.

Casos de deportação e expulsão em 2022, incluindo brasileiros

No ano passado, 10.300 estrangeiros receberam ordem para deixar o Japão. Apenas 176 estrangeiros foram repatriados, 9.137 foram pegos com status expirados (overstay), dos quais 3.877 receberão ordem de expulsão. O total do ano passado foi bem inferior ao de 2021, com 7,7 mil a menos.

Houve outras situações como de desembarque ilegal no país (69), outros trabalhavam sem ter visto para isso (44), 527 cometeram delitos e 347 de casos diversos. 

O número de nacionalidades/regiões de estrangeiros submetidos aos procedimentos de deportação ou expulsão foi de 87 países/regiões, sendo 3.568 vietnamitas o maior número, representando 34,6% de todos os infratores da lei de imigração.

Outros estrangeiros como chineses, tailandeses, filipinos, indonésios, turcos, entre outros, foram em números menores. Em 10.º da lista apareceram os brasileiros, 213, sendo 174 do sexo masculino.

Os que efetivamente deixaram o Japão como expulsos ou deportados foram 4,8 mil, com aumento de 670 em relação a 2021.

Fonte: MOJ

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Turbulência extrema deixa vários passageiros feridos

Publicado em 27 de março de 2023, em Notícias do Mundo

A companhia aérea disse que ‘condições atmosféricas adversas’ causaram a turbulência. O voo partiu de Luanda com destino a Lisboa.

Bandeja e comida espalhadas pelos corredores do avião da Hi Fly (Twitter/@FlightModeblog)

Imagens mostram como uma forte turbulência causou danos em um voo de Angola a Portugal, deixando pelo menos 10 feridos.

Publicidade

Um vídeo mostra comida, bandejas e talheres de plásticos espalhados pelos corredores do avião que partiu de Luanda com destino a Lisboa na quinta-feira (23).

Manchas de comida e bebida podem ser vistas por toda a cabine, incluindo nos painéis rachados e perfurados do teto.

A mídia em Portugal reportou que pelo menos 10 pessoas, incluindo 2 membros da tripulação, ficaram feridas no voo da Hi Fly operado pela TAAG Angola Airlines.

A TAAG disse que “condições atmosféricas adversas” causaram a turbulência, a qual teria atingido o avião que estava voando sobre a República Democrática do Congo.

Em uma declaração, a TAAG que uma ambulância e equipe médica foram enviadas ao Aeroporto de Lisboa, onde o voo pousou às 20h37, 7 horas e 18 minutos após decolar.

A União Europeia proibiu que aeronaves da TAAG entrassem no espaço aéreo europeu em julho de 2007 devido a preocupações com a segurança.

A proibição foi retirada completamente em abril de 2019, após vários relaxamentos parciais ao longo dos anos.

Fonte: Daily Mail

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!