O bilionário japonês Masatoshi Ito, que ajudou a transformar as lojas de conveniência 7-Eleven em um império de negócios, morreu aos 98 anos.
Ele faleceu na sexta-feira passada (10) por conta da idade avançada, disse a operadora Seven & i Holdings em uma declaração.
“Gostaríamos de manifestar nossa sincera gratidão a ele por sua gentileza durante sua vida”, disse a empresa.
Há mais de 83 mil lojas da 7-Eleven em todo o mundo, com um quarto delas localizada no Japão.
Em 1956, Ito assumiu um pequeno negócio de roupas em Tóquio que era administrado pelo seu tio e depois pelo meio-irmão.
Posteriormente, Ito renomeou esse negócio como Ito-Yokado e o transformou em uma rede de lojas que vendia de tudo, desde mantimentos a roupas. Ele foi lançado em 1972.
Na mesma época, um executivo na Ito-Yokado, Toshifumi Suzuki, viu uma loja da 7-Eleven durante uma visita aos EUA.
Depois, a Ito-Yokado fez um negócio com a dona da 7-Eleven, a Southland Corporation dos EUA, e abriu a primeira loja da 7-Eleven do Japão em 1974. A empresa de Ito avançou para adquirir um controle acionário na Southland Corporation em março de 1990.
Em 1992, Ito renunciou sua posição na Ito-Yokado por alegados pagamentos ilegais feitos por 3 executivos a membros da máfia japonesa para manter a ordem em uma reunião de acionistas.
A Ito-Yokado foi renomeada como Seven & i Holdings em 2005. O “i” em seu nome é uma menção ao Ito-Yokado e a Ito, que foi o presidente honorário da companhia.
Ito também foi influenciado pela sua amizade com o guru de gestão austríaco-americano, Peter Drucker.
“Nos anos iniciais de sua relação com Drucker, os dois se conectavam na América ou Japão e passavam longas noites discutindo sobre a economia mundial, a economia japonesa e o rumo que Ito deveria estar planejando”, de acordo com a Drucker School of Management, que conta com Ito como grande doador.
Drucker chamava Ito de “um dos empresários excepcionais e construtor de negócios do mundo”.
Fonte: BBC