A Panasonic Corporation anunciou na quinta-feira (20) o início do recall de cerca de 1,63 milhão de unidades fabricadas entre 2003 e 2021 devido ao risco de incêndio em algumas de secadoras de roupas e desumidificadores.
É possível que tenha havido uma falha de projeto desses aparelhos, com as marcas Panasonic e National.
Desde 2007, houve 12 relatos de acidentes envolvendo incêndios e fumaça no Japão e no exterior, mas nenhum dos usuários ficou ferido.
Dos 11 acidentes no Japão, 6 ocorreram entre maio de 2021 e março de 2023, e as causas foram investigadas detalhadamente. Como resultado, verificou-se que certas condições se sobrepõem, como uma diminuição no número de rotações do ventilador interno, por isso, pode desencadear fogo.
Dentre os 14 modelos há dois tipos, o dessecante e o híbrido. Os modelos com até 8 anos da data da fabricação serão substituídos gratuitamente, no total de 570 mil unidades.
Os modelos com mais de 8 anos da data de fabricação serão recolhidos pela Panasonic, mediante pagamento de 10 a 20 mil ienes, feito por ela.
Na página específica deste recall a Panasonic disponibiliza os modelos para serem conferidos e o atendimento ao consumidor final está sendo realizado online, por telefone com ligação gratuita (0120-878-420), ou pelo LINE. Toque aqui para abrir a página.
Fonte: divulgação