A companhia aérea de Hong Kong Cathay Pacific diz que demitiu três comissários de bordo acusados de discriminação contra pessoas cujo inglês não era a língua nativa.
A acusação foi feita online contra os membros da tripulação do voo que partiu da cidade chinesa de Chengdu com destino a Hong Kong no domingo (21).
A mídia de Hong Kong diz que eles zombaram de um passageiro que misturou os termos em inglês “carpet” (carpete) e “blanket” (cobertor).
No que pareceu ser um registro da conversa no voo que circulou amplamente online, alguém diz, “Se você não consegue dizer “cobertor” em inglês, você não pode ter ele”.
English is nothing but a language. A five year kid can speak it perfectly.
Speaking one language or another doesn’t make you a different person but discriminating against others does. #CathayPacific #Discrimination https://t.co/n17fnoS729
— elba0314 (@elba0314) May 23, 2023
O post viralizou, atraindo acusações de discriminação contra chineses.
O CEO da Cathay Pacific, Ronald Lam, disse na quarta-feira (24) que a companhia aérea havia demitido os três, e estendeu suas “profundas desculpas”. Ele disse que conduziria uma revisão compreensiva dos serviços e treinamento de pessoal e prometeu melhorar o atendimento da aérea.
O chefe executivo da Cathay Pacific, John Lee, disse na quarta-feira que ele estava desapontado em saber sobre o incidente e pediu à aérea que prevenisse uma recorrência.
Fonte: NHK