O Ministério da Defesa do Japão disse no domingo (11) que estenderá uma ordem emitida para as Forças de Autodefesa (FAJ) destruírem qualquer míssil norte-coreano que ameaçar o território do país no momento.
O Japão precisa continuar em alerta, visto que a Coreia do Norte poderia lançar outro satélite de reconhecimento usando tecnologia de míssil balístico após seu lançamento falho no mês passado, disseram funcionários do ministério.
O ministro da Defesa, Yasukazu Hamada, emitiu a ordem sob a lei das Forças de Autodefesa em 29 de maio após Pyongyang ter notificado Tóquio sobre seu plano de lançar um satélite em algum momento entre 31 de maio e 11 de junho.
O FAJ enviou interceptores superfície-ar Patriot Advanced Capability-3 para ilhas no sudoeste. Além disso, destróieres japoneses Aegis equipados com interceptores Standard Missile-3 foram movimentados no Mar do Leste da China.
A Coreia do Norte prometeu conduzir um segundo lançamento assim que possível após ter falhado em colocar um satélite de reconhecimento militar em órbita no dia 31 de maio. Pyongyang insistiu que poderá não mais avisar com antecedência.
Fonte: Nippon