Jovens no Japão aprenderão a fabricar baterias para veículos elétricos (VEs) como parte de um esforço nacional que inicia neste ano para suprir escassez de mão de obra na indústria.
Um plano para treinar 30 mil trabalhadores relacionados a baterias, além da atual força de trabalho de 10 mil, foi detalhado em março pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria e grupos comerciais incluindo a Associação de Baterias para Rede de Fornecimento, que compreende a Toyota, Panasonic Energy e seu empreendimento conjunto Prime Planet Energy & Solutions.
Como primeiro passo, 40 estudantes participarão de uma aula experimental com início em dezembro sobre tecnologia de baterias no Colégio Universitário da Província de Osaka, uma escola vocacional (kosen) que transforma jovens em técnicos profissionais em 5 anos de treinamento intensivo.
No próximo ano, cursos similares serão oferecidos nas kosens, escolas de ensino médio e universidades em outras partes do Japão.
“Bons engenheiros de baterias estão em falta no mundo”, disse Mitsutaka Fujita, pesquisador na Techno Systems Research sediada em Tóquio.
Os cursos no Japão permitirão que os estudantes usem equipamento de fabricação de baterias fornecidos pelo Instituto Nacional de Ciência Industrial Avançada e Tecnologia do governo, façam tours virtuais em fábricas de baterias para VEs e aprendam como a tecnologia contribuirá para a neutralidade de carbono.
A ação ocorre quando gigantes automobilísticas estão anunciando planos massivos para aumentar sua capacidade de produção de baterias.
A Toyota começará a produção de baterias no estado da Carolina do Norte nos EUA até 2025.
Fonte: Asia Nikkei