
Aeroporto de Naha lotado de passageiros querendo voltar para casa (Ryukyu Shimpo)
O sexto tufão do ano, Khanun, está assolando a cidade e ilha de Miyako (Okinawa), na quinta-feira (3), depois de ter causado danos humanos e materiais na ilha principal de Okinawa.
O número de pessoas feridas aumentou para 61, até a tarde de quinta-feira, e 2 pessoas morreram.

Algumas imagens dos danos (Ryukyu Shimpo)
As prefeituras se apressam para remover as árvores caídas, restaurar os danos, e os estabelecimentos comerciais retomaram as atividades. A companhia de eletricidade se apressa para restaurar os apagões, mas ainda 25% continuam sem energia elétrica.

Uma figueira japonesa (kajumaru) de 130 anos foi arrancada pelos ventos do tufão (Okinawa Times)
Assista ao vídeo do Ryukyu Shimpo com algumas imagens das marcas deixadas pelo tufão.
Congestionamento no Aeroporto de Naha
O Aeroporto de Naha que estava fechado desde 31 de julho reabriu parcialmente, pois algumas lojas ainda estão fechadas, mas os balcões das companhias aéreas estão agendando voos extras para o final da tarde de quinta-feira, depois de 3 dias.
Segundo uma publicação no Twitter, formou-se um grande congestionamento, de pelo menos 40 mil pessoas, maioria turistas que querem voltar para suas casas no arquipélago principal.
A Skymark avisou que todos os voos até 6 de agosto que partem de Amami, Naha e Shimoji (Miyako), estão sob condições de adiamento e cancelamento.
A ANA e a JAL providenciaram voos extras para Osaka, Tóquio e Nagoia na quinta e sexta-feira. Mas, dependendo das condições climáticas poderão ser suspensos.
Os passageiros que querem embarcar o mais rápido possível, mesmo que tenham obtido uma vaga para quinta ou sexta-feira, entraram na fila da espera por um cancelamento.
Tufão voltará a incomodar Okinawa
As pessoas do arquipélago principal que estão com viagem marcada a partir de sexta-feira correm o risco de terem que ficar no quarto do hotel.
No sábado (5) e domingo (6) a ilha principal de Okinawa e as ilhas de Amami deverão ser assoladas novamente porque o tufão Khanun deverá fazer um retorno no seu curso, desenhando algo como < (símbolo de menor), cuja previsão é de seguir em direção a Kyushu e Shikoku.
Ainda é cedo para afirmar, mas as previsões indicam que o tufão deverá fazer um curso em direção a Kansai e Tokai, depois de Kyushu, com menos potência do que quando assolou Okinawa pela primeira vez.
Assista ao vídeo do Ryukyu Shimpo, da situação no Aeroporto de Naha, às 12h20.
#台風6号 の影響で丸2日閉鎖されていた #那覇空港 が3日、再開しました。キャンセル待ちに長い列ができています。#観光 で来県した旅行者らは疲れた表情を浮かべていました。
詳しい状況はコチラから→https://t.co/uZlhuwcFSk pic.twitter.com/mMp9hESMMI— 琉球新報 (@ryukyushimpo) August 3, 2023
Fontes: FNN, Ryukyu Shimpo, ANN e Okinawa Times