Uma nuvem de cinzas vulcânicas sendo lançadas do vulcão mais ativo da Europa levou ao fechamento de um dos maiores aeroportos da Sicília, causando atrasos, cancelamentos e redirecionamentos de voos.
O Aeroporto Internacional de Catânia da Sicília, conhecido como Catania-Fontanarossa Airport, permaneceria fechado até as 20h de segunda-feira (14) após a erupção do Monte Etna, que fica nas proximidades, disse a imprensa do complexo aeroportuário em uma declaração.
“Todas as chegadas e partidas, portanto, foram proibidas”, disse a declaração, acrescentando que “passageiros são gentilmente solicitados a se apresentarem no aeroporto apenas após se consultarem com suas companhias aéreas”.
A atividade vulcânica, que começou no fim de domingo (13), evoluiu para uma “fonte de lava”, produzindo uma nuvem vulcânica dispersa na direção sul, de acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia do observatório Etna.
Isso está “produzindo uma precipitação de cinzas no setor sul do vulcão e além”, disse.
Vários voos que chegariam a Catânia, incluindo aqueles de destinos como Malta, França, Áustria e outras regiões italianas, foram cancelados, sofreram atraso ou foram redirecionados, de acordo com o serviço de rastreio de voo Flightradar24.
Além de ser o vulcão mais ativo, o Monte Etna é o mais alto da Europa, com cerca de 3.350 metros.
Fonte: CNN