Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Decoração oriental: como aplicar na sua residência?

| Cultura Pop

As cores vibrantes e os móveis baixos são algumas das características de países do Oriente.

Unigran Japan 2026
dicas decoracao

Imagem: iStock

Se tem uma cultura que conquista muitas pessoas e se destaca entre tantas outras é a oriental. As decorações inspiradas nos países orientais reúnem elementos que fazem brilhar os olhos, além de trazer praticidade e tranquilidade através de elementos com uma harmonia sem igual e que se completam entre si.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

As decorações são baseadas em países como Índia, Turquia, Tailândia, Malásia e principalmente Japão e China. Os elementos são marcados pelo uso de cores vibrantes e objetos místicos que mudam a energia dos lugares. Outro tópico importante nesse estilo de decoração é o minimalismo, um dos elementos-chave.

Uma casa com o estilo inspirado no Oriente pode usar diversos itens de acordo com cada um dos cômodos, desde os quartos até a cozinha. A decoração pode ser inserida aos poucos com detalhes sutis, mas o importante é saber como fazer as combinações para que os elementos fiquem harmoniosos e a mudança seja ainda mais inspiradora. Por isso, aqui vão algumas dicas para quem quer aplicar o estilo oriental:

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Use tapetes pela casa

Um dos destaques deste estilo decorativo é o uso de tecidos diferentes e com cores que deixem a casa mais aconchegante. As cores mais utilizadas na decoração oriental são o vermelho, rosa, preto e laranja, em diferentes tonalidades, mas geralmente com versões feitas de palha.

É interessante apostar em peças amplas e versáteis que podem ser usadas sob as camas, na sala de estar ou varandas. Um estilo tradicional também é o tapete no estilo tatame, comumente usado como carpete nos pisos japoneses e ideal para salas de lazer ou prática de atividades físicas.

Móveis baixos

A pouca altura e as molduras grandes também são destaque nos países do Oriente. Camas baixas contornadas por plataformas de madeira são um dos exemplos, já que a estrutura substitui os pezinhos e deixa o colchão mais próximo do chão, trazendo também uma sensação de conforto.

Outros móveis como armários, cadeiras e mesas também possuem baixa estatura e geralmente um acabamento em tons escuros, com acessórios de metal e linhas retas.  Outro elemento é o futon, que é semelhante a almofadas, e é usado para sentar diretamente no piso.

Uso de elementos simbólicos

É importante lembrar que a cultura oriental é uma mistura de elementos de diferentes países, e, na decoração, é possível escolher um deles para se inspirar ou mesmo misturar várias soluções. O estilo japonês valoriza o uso de arranjos florais e lanternas de papel, por exemplo. Já o estilo indiano contempla uma variedade de cores, estampas e texturas, principalmente em peças de arte.

Mas, se a ideia é contemplar vários elementos de diferentes países, é interessante explorar a cultura que mais combina com o que o morador deseja. Alguns dos elementos que podem se destacar e ser usados com outras combinações são os quadros com flor de lótus, que podem ser feitos até mesmo de forma artesanal, com uso de tintas, uma esmerilhadeira e tecidos com estampas de peixes-dourados.


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo