Ursos também estão invadindo os subúrbios de Tóquio

O Ministério do Meio Ambiente aconselha as pessoas a deixarem uma área silenciosamente se virem um urso a distância e não gritar ou fazer qualquer movimento repentino.

Um urso negro japonês (ilustrativa – Wikimedia Commons/Kabacchi)

Ursos estão invadindo habitats humanos em todo o arquipélago japonês neste outono, incluindo os subúrbios de Tóquio.

Publicidade

A região de Tama de Tóquio registrou um total de mais de 110 avistamentos e relatos de vestígios só nessa estação.

Embora nenhum incidente de danos a plantações ou ferimentos a humanos tenham sido reportados na área, ursos têm sido vistos em áreas residenciais perto do Monte Takao na cidade de Hachioji. Pessoas que vão às montanhas são orientadas a exercerem vigilância.

Desde 27 de outubro, o Departamento do Meio Ambiente do governo metropolitano havia registrado 112 relatos relacionados a ursos, queda de 54 do mesmo período do ano fiscal passado.

Durante este ano fiscal, relatos diminuíram pela metade na área oeste de Tama – um habita principal de ursos – com 52 incidentes no vilarejo de Okutama e 11 no de Hinohara.

Relatos de ursos também diminuíram na cidade de Ome, queda em mais de 20%, para 17. Entretanto, o número de 2023 de 111 é cerca do mesmo daquele do mesmo período no ano fiscal de 2021.

Por área, Hachioji, no sul da região de Tama, recebeu 18 relatos relacionados a ursos – 3 a mais do que no ano fiscal anterior. Houve 9 casos em cada um dos anos fiscais de 2020 e 2021, sinalizando um aumento claro. Os animais foram vistos em sua maioria no Monte Jinba e no Monte Kagenobu.

Entretanto, em 6 de julho, um urso foi capturado em uma armadilha para cervos em uma estrada de floresta na Wada Pass, uma trilha para o Monte Jinba. O animal foi anestesiado e solto nas montanhas.

O Ministério do Meio Ambiente aconselha as pessoas a deixarem uma área silenciosamente se virem um urso a distância e não gritar ou fazer qualquer movimento repentino.

Ao encontrar um urso a curta distância, o ministério orienta contra se virar e correr, visto que essa ação pode agravar a situação. Ao invés disso, aconselha-se a andar de costas de uma maneira lenta e calma, enquanto mantém o animal em sua visão.

Fonte: Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Zico recebe condecoração de ordem honorífica como cidadão de Ibaraki

Publicado em 13 de novembro de 2023, em Sociedade

Pela sua inestimável contribuição à província de Ibaraki, através do Kashima Antlers, o brasileiro Zico foi condecorado com um prêmio de ordem honorífica.

Fundo vermelho como cor do Kashima Antlers, e Zico com o governador de Ibaraki (Tokyo Shimbun)

Pela primeira vez um estrangeiro é condecorado com o Prêmio de Honra ao Cidadão de Ibaraki, nas instalações do governo da província, na sexta-feira (10).

Publicidade

O diploma foi outorgado a Zico (Arthur Antunes Coimbra), 70 anos, o qual atuou como técnico da seleção japonesa de futebol e atualmente é conselheiro do clube Kashima Antlers, que disputa o J1.

“Estou feliz e honrado. Pude reafirmar que o que fiz não foi errado”, disse Zico após a cerimônia.

O icônico brasileiro foi a 25.ª pessoa a receber essa homenagem do governo da província de Ibaraki. “Somos orgulhosos de tê-lo como um cidadão de Ibaraki, que além de contribuir para a revitalização regional, também fez contribuição na visão para a formatação de 100 anos da J-League”, destacou o governador Kazuhiko Oigawa.

Zico, ex-futebolista brasileiro, foi um dos melhores jogadores da história. Depois de deixar os campos como atleta, atuou como dirigente e técnico, e ainda é diretor técnico do Kashima Antlers.

A sua contribuição para o futebol profissional japonês é imensurável. Chegou ao Japão em 1991, para ingressar no time Sumitomo Metal Industries, antecessor do Antlers. Como jogador no primeiro ano da J-League em 1993, levou o Antlers à vitória na primeira série e se aposentou no ano seguinte.

Na coletiva de imprensa, Zico disse: “Sou ambicioso, então queria construir uma equipe, alcançar resultados e conectá-la ao futuro. É uma alegria que tenha dado bons frutos”.   

“A província de Ibaraki se tornou conhecida em todo o mundo através do futebol. Temos o Antlers e também o Mito HollyHock (J2). Espero que o HollyHock chegue à J1, oro para que isso aconteça para animar ainda mais a província”, falou Zico.

Nesse dia, Zico também realizou uma palestra para 270 pessoas, sobre o treinamento de futebol infantil para mais de 270 treinadores e torcedores.

Fonte: Tokyo Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão