O Ministério dos Transportes do Japão ordenou que companhias de caminhões conduzam verificações de segurança de emergência de seus veículos, após acidentes recentes em que rodas se soltaram de caminhões em movimento e atingiram pessoas.
Duas rodas traseiras se soltaram de um caminhão de grande porte em uma via expressa na cidade de Hachinohe (Aomori) em 1º de dezembro. Elas atingiram e causaram a morte de um homem que estava trabalhando na beira da estrada e seu colega sofreu ferimento leve.
Um dia antes, um acidente similar ocorreu em uma estrada na cidade de Hamada (Shimane). Um homem que caminhava nas proximidades foi atingido e ferido.
Na segunda-feira (4), o ministério emitiu uma ordem de emergência para companhias de caminhões se certificarem que todas as rodas estão ajustadas de forma correta aos seus veículos.
A ordem também pediu que operadores verifiquem se manutenção obrigatória de caminhões que chegaram a certa quilometragem após troca de roda está sendo conduzida sem falha.
No ano fiscal de 2022, que terminou em março, 140 acidentes envolvendo rodas que se soltaram de veículos de grande porte em movimento foram reportados. Desses, 53% aconteceram dentro de 1 mês da troca de pneus e 76% dentro de 2 meses.
Fonte: NHK