Covid-19 está ligada a um maior risco de Alzheimer e outras doenças

Vários projetos de pesquisa de larga escala têm mostrado uma ligação entre a Covid-19 e transtornos cognitivos, junto com a Alzheimer.

Beta-amiloides são consideradas a causa da Alzheimer (ilustrativa/banco de imagens)

Um outro efeito a longo prazo do coronavírus parece ser uma chance maior de pacientes desenvolvendo a doença de Alzheimer nos anos que seguem, de acordo com pesquisa mais recente.

Publicidade

Vários projetos de pesquisa de larga escala têm mostrado uma ligação entre a Covid-19 e transtornos cognitivos, junto com a Alzheimer.

“O coronavírus é um novo fator de risco para demência”, disse Takayoshi Shimohata, professor de neurologia na Universidade de Gifu, que também atua no comitê editorial do Ministério da Saúde que compila um manual para tratar efeitos posteriores da Covid-19.

“Há necessidade de maior compreensão que a doença também afeta o cérebro”.

Médicos têm alertado sobre outros possíveis sintomas da Covid-19 que poderiam continuar após infecção inicial como falta de ar, fadiga e perda do olfato e paladar.

Um artigo de setembro de 2022 publicado no jornal médico dos EUA, o Nature Medicine, divulgou um estudo com aproximadamente 150 mil americanos que testaram positivo para a Covid-19.

Segundo o estudo, pessoas que foram infectadas tinham um risco 2.03 vezes de serem diagnosticadas com Alzheimer um ano após infecção comparadas com aquelas que não foram. O risco de transtorno cognitivo foi 1.77 vez maior para os infectados.

O jornal britânico de medicina Lancet Psychiatry publicou um artigo em agosto de 2022 que continha os resultados de um estudo internacional cobrindo 1,28 milhão de pessoas. As que foram infectadas com Covid-19 continuaram a estar sob risco de demência mais de 2 anos após a infecção.

Os cientistas ainda precisam apontar os efeitos posteriores que podem levar a transtornos cognitivos.

Um artigo publicado no jornal Nature Review de janeiro de 2023 detalhou seis possíveis fatores, como infecção persistente, reativação do vírus dentro do corpo do paciente, o efeito da flora intestinal humana e autoimunidade.

Pesquisadores acreditam que o fator mais importante seja a infecção persistente.

Enquanto o paciente possa testar negativo para coronavírus, aqueles com infecção persistente podem ter um novo vírus reproduzindo nos órgãos onde o antigo se escondeu.

Um estudo detectou o RNA do vírus nas fezes de pacientes 7 meses após ele terem sido diagnosticados com Covid-19.

Em relação às causas de demência, uma possibilidade pode ser inflamação no nervo sobre uma ampla área do cérebro. Isso, em troca, pode levar a depósitos de beta-amiloides, os quais são considerados a causa da Alzheimer.

O vírus também pode impedir o funcionamento normal das células cerebrais.

Enquanto não haja nenhum tratamento para os efeitos a longo prazo da Covid-19, pesquisas nos EUA descobriram que aqueles que foram vacinados estão sob risco menor de ter sintomas pós-infecção em comparação àqueles que não foram imunizados.

“As pessoas devem continuar a se vacinar para aumentar as defesas do corpo e continuar se cuidando para não serem infectadas”, disse Shimohata.

Fonte: Asahi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Atleta brasileiro de Toyota traz título nacional para Aichi

Publicado em 28 de dezembro de 2023, em Comunidade

O brasileiro adolescente, estudante ginasial e atleta conquistou a medalha de ouro no campeonato nacional, defendendo Aichi.

A mãe Karine Oka e o filho Vitor, campeão, recebidos pelo prefeito de Toyota (cedida)

O adolescente, estudante e atleta brasileiro Vitor Yusuke Fugii, 15 anos, nascido no Japão, foi recebido pelo prefeito Toshihiko Ota, da cidade de Toyota, em 22 de dezembro, para receber os cumprimentos pelo troféu de campeão nacional em arremesso de disco.

Publicidade

Vitor disse que pretende continuar se dedicando, pois suas metas são o campeonato da Ásia em 2025 e defender o Japão nas Olimpíadas de 2028 em Los Angeles.

Enquanto pratica o esporte de poucos, Vitor é aluno do terceiro ano ginasial do Homi Chugakko na cidade de Toyota (Aichi). Ele sempre estudou em escola japonesa e seu gosto pelo esporte começou quando era criança, como goleiro aos 9 anos, e também praticou Taekwondo.

Aos 12 anos Vitor decidiu mudar para o atletismo por sugestão de um amigo de classe.

“Mãe, não continuarei na modalidade de corrida, entrou um professor novo e me apresentou o arremesso de peso e disco, e eu gostei”, relatou, dizendo que como é alto (1,79 metro) e forte (100kg) teria mais facilidade para se desenvolver nessa modalidade.

A empresária e mãe de Vitor, Karine Oka, depois ouviu: “Mãe, tenho uma notícia boa e uma ruim. Vou começar pela ruim. Você terá que comprar um outro tênis, apropriado pra essa modalidade”, sendo que ela tinha acabado de comprar um para corrida. “A boa é que o professor, brasileiro, quando estava no colegial fazia o mesmo esporte e como é o mesmo número, vai me emprestar. Por coincidência, até o kanji do sobrenome é igual”, disse Vitor.

Para a mãe, o Vitor é motivo de muito orgulho. “O esporte faz a criança se preparar para a vida”, diz Karine, por causa do foco, disciplina e cuidados pessoais.

As conquistas de Vitor no arremesso de disco

Com uma carreira ainda breve, Vitor já conquistou o inimaginável em tão pouco tempo. Começou a treinar em agosto de 2022 e logo participou de um campeonato de Nishi Mikawa, na cidade de Okazaki, onde sagrou-se vencedor em março de 2023, além de ter batido um recorde.

Em junho de 2023 foi a vez do campeonato da província de Aichi, novamente vencedor. No juvenil Under 16 Ken Junior Olympic em Nagoia, em setembro, venceu e garantiu o passe para o campeonato nacional realizado na província de Ehime em outubro, como representante de Aichi. Derrubou os 46 adversários das províncias e trouxe o troféu de campeão para a escola, para a cidade e para a província.

Os desafios e glórias do atleta campeão

Vitor com os pesos e como atleta de arremesso de disco participando de campeonato (cedidas)

Ao ler esse histórico de vitórias, parece ser simples. Não basta participar dos campeonatos, pois para sagrar-se campeão é necessário disciplina, força de vontade e muito treino. Ou seja, além das aulas regulares do ginásio e do bukatsu (atividade física), os treinos pesados são diários, pois ainda tem o jiu-jitsu.

É preciso assegurar boa alimentação, boas horas de sono (7 a 8 horas) e muito empenho. Arroz, feijão, salada, carnes bovina e de frango, e suplementos com whey protein, fazem parte da sua rotina.

Porém, toda essa dedicação e o troféu de campeão do país lhe renderam uma bolsa integral para os 3 anos do colegial em uma escola tradicional e forte no atletismo, através da escola onde estuda.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!