Poeira amarela: previsão de incômodo na quinta-feira

A AMJ emitiu uma previsão de cobertura da incomum poeira amarela em dezembro, em grande parte do país.

Previsão da poeira amarela às 6h de quinta-feira, dia 7 (AMJ)

A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou na quarta-feira (6) sobre a previsão da cobertura da poeira amarela, causando impacto de acúmulo nas superfícies, como também no trânsito, já que em alguns locais a visibilidade poderá ficar inferior a 10 quilômetros.

Publicidade

No caso da visibilidade cair para 5 quilômetros, o trânsito fica perigoso.

A previsão mostra que a poeira amarela poderá cobrir uma grande parte do oeste do Japão, ou seja, as regiões Kyushu, Chugoku, Shikoku, as ilhas Amami (Kagoshima) e a província de Okinawa, desde as 6h de quinta-feira (7).

Portanto, a recomendação é não estender a roupa lavada na área externa, fechar as janelas e tomar cuidado com a superfície do carro, além de ficar atento ao dirigir. Recomenda-se o uso da máscara para quem tem problema respiratório ou tem alergia. 

Há locais na China continental que a visibilidade está bastante afetada com a poeira amarela

É relativamente raro que a nuvem de poeira amarela, composta por pequenas partículas dos desertos da China e Mongólia, se desloquem no inverno. É mais comum na primavera. 

Fontes: AMJ, ANN, MBC e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cientistas rastreiam 20 mil asteroides que estão seguindo em direção à órbita da Terra

Publicado em 6 de dezembro de 2023, em Notícias do Mundo

Cientistas no mundo precisam observá-los constantemente para identificar quaisquer caminhos de colisão potencialmente mortais com o planeta.

Impactos de asteroides maiores podem ter consequências desastrosas (ilustrativa/banco de imagens)

Para proteger o planeta da destruição, cientistas espaciais estão monitorando 20 mil asteroides gigantescos que estão se aproximando da Terra.

Publicidade

Dos 600 mil asteroides entre Marte e Júpiter, 20 mil escaparam e entraram no caminho em direção à órbita da Terra, de acordo com a Agência Espacial Europeia.

Cientistas no mundo precisam observá-los constantemente para identificar quaisquer caminhos de colisão potencialmente mortais com o planeta.

Especialistas dizem que 48.5 toneladas de rochas espaciais caem na Terra todos os anos. De acordo com a NASA, rochas menores do que 24m queimam na atmosfera, às vezes criando estrelas cadentes, mas causando pouco ou nenhum dano.

Contudo, impactos de asteroides maiores podem ter consequências desastrosas, de acordo com o site de ciência Space.com.

Um asteroide gigante que atingiu a Terra há 66 milhões de anos eliminou 80% das espécies de plantas e animais incluindo dinossauros. É por isso que agências espaciais em todo o globo estão constantemente identificando e rastreando ameaças em potencial.

Asteroides Próximos da Terra (Near-Earth Asteroids) são definidos como rochas espaciais que devem passar dentro de 195 milhões de Km do Sol, o que significa que eles estão próximos da órbita do planeta.

Especialistas dizem que o maior perigo atualmente vem do asteroide Apófis de 370m de diâmetro que eles vêm rastreando desde 2004. Espera-se que ele passe próximo à Terra em 13 de abril de 2029 dentro de 30 mil Km, mais perto do que muitos satélites.

O próximo mais arriscado é o Bennu de cerca de 487m de diâmetro que fará uma aproximação em 24 de setembro de 2182. Entretanto, astrônomos dizem que ele não representará uma ameaça de colisão por pelo menos um século. Apesar do vasto número de asteroides circulando a Terra, chefes de agências espaciais estão confiantes que eles têm a tecnologia para afastá-los.

No ano passado, a NASA desviou com sucesso o asteroide Dimorphos do caminho de sua órbita ao colidir uma espaçonave com ele no que especialistas consideraram um momento de marco para a proteção da humanidade.

Fonte: Mirror

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!