Onze gigantes do mundo criam AI-RAN Alliance, incluindo SoftBank e Nvidia

Da Ásia participam SoftBank e Samsung, mas outras gigantes do mundo como Nvidia e Microsoft querem melhorar a eficiência da rede móvel.

Foto meramente ilustrativa de tecnologia mobile (Pexels)

Uma das maiores operadoras do Japão, a Softbank, e a gigante americana de semicondutores Nvidia anunciaram oficialmente o estabelecimento de uma nova associação industrial focada na renovação da tecnologia mobile para inteligência artificial (IA). 

Publicidade

Onze empresas participam do grupo intitulado AI-RAN Alliance, incluindo as chamadas big tech: Amazon Web Service (AWS), Arm, DeepSig, Ericsson, Microsoft, Nokia, Northeastern University, Nvidia, Samsung, SoftBank e T-Mobile. 

Esse novo grupo foi anunciado durante o Mobile World Congress Barcelona 2024, na ​​​​Espanha, na segunda-feira (26).

O objetivo da aliança é “melhorar a eficiência da rede móvel, reduzir o consumo de energia e modernizar a infraestrutura existente, preparando o terreno para desbloquear novas oportunidades econômicas para empresas de telecomunicações com IA, facilitadas por 5G e 6G”, de acordo com o comunicado.

Ao utilizar esta tecnologia, é possível fornecer serviços avançados de IA em smartphones, bem como aumentar o poder de processamento de robôs equipados com IA.

“Os operadores das redes da aliança liderarão os testes e a implementação dessas tecnologias avançadas desenvolvidas através dos esforços coletivos de pesquisa das empresas e da universidade membros”, afirmou a AI-RAN Alliance.

As 11 empresas que formaram a AI-RAN Alliance (reprodução)

Fontes: NHK, Business Network e divulgação

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Omron com queda de 98% do lucro líquido, recrutará demissões voluntárias

Publicado em 27 de fevereiro de 2024, em Economia

No Japão o número estimado é de mil cortes e o mesmo número nas indústrias do exterior.

Logotipo da Omron (NHK)

A Omron, um importante fabricante de equipamentos eletroeletrônicos que desenvolve e fornece soluções de automação industrial e de saúde, além de diversos dispositivos eletrônicos, com sede em Quioto, anunciou que irá cortar 2 mil postos de trabalho, tanto no Japão quanto no exterior, em resposta à deterioração do desempenho empresarial devido ao abrandamento da economia chinesa. 

Publicidade

Desse total, a Omron deverá solicitar a demissão voluntária de cerca de mil funcionários do Japão, o que corresponde a 10% do quadro atual. 

Os candidatos alvo para isso são os que estão empregados há mais de 3 anos e que tenham mais de 40 anos de idade, com recrutamento entre abril e maio deste ano.

Esta é a primeira vez em cerca de 22 anos, desde 2002, que a empresa solicita demissão voluntária.

A Omron realizou uma coletiva de imprensa online na noite de segunda-feira (26), ocasião em que anunciou a reforma estrutural da empresa por causa do agravamento do desempenho da sua principal atividade, de equipamentos de controle, na China.

Este mês, a Omron revisou para baixo a sua previsão de lucros para o atual ano fiscal, revelando que o seu lucro final seria de 1,5 bilhão de ienes, uma queda de 98% em relação ao ano fiscal anterior.

“Devemos reconstruir a nossa gestão o mais rápido possível. A curto prazo, será doloroso, mas através de uma série de iniciativas, poderemos nos transformar em uma empresa que crescerá ainda mais forte”, disse Junta Tsujinaga, CEO da Omron.

A Omron é bem conhecida entre os consumidores finais pelos produtos relacionados à saúde como termômetros e monitores de pressão arterial. Mas, eles representam apenas pouco menos de 20% das vendas totais.

Os principais produtos que engrossam as vendas são os equipamentos de controle, como robôs e sensores usados ​​nas linhas de fábrica. No ano fiscal de 2022, foi responsável por aproximadamente 55% das vendas e 85% do lucro operacional em toda a empresa.

Fontes: NHK e Toyo Keizai

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!