Foto ilustrativa de antibiótico (PxHere)
O governo japonês não quer mais o uso do nome vulgar de “bactéria carnívora” por ser pejorativa, levando ao preconceito, e pede que se use a nomenclatura correta: síndrome do choque tóxico (STSS) ou 劇症型溶血性レンサ球菌感染症, causada por exotoxinas estafilocócicas ou estreptocócicas.
Publicidade
O governo metropolitano de Tóquio fez um alerta sobre o número de pacientes com a síndrome do choque tóxico (STSS), pois apresenta uma taxa de mortalidade extremamente elevada, chegando a 30%. E os casos aumentaram significativamente este ano na capital japonesa e em todo o país.
De acordo com as informações do governo metropolitano, o número de infecções relatadas em 2023 foi de 141 em Tóquio e 941 em todo o país, ambos os mais altos de todos os tempos.
Em relação ao ano de 2024, apenas dois meses e meio se passaram, e os números preliminares de 17 de março mostram que 88 pessoas foram infectadas em Tóquio e 517 pessoas em todo o país, mais da metade do ano passado.
Olhando para a situação em Tóquio, o número de mortes foi de 42 em 2023 e 27 em 2024, até 17 de março, cada uma representando aproximadamente 30% do número total de pessoas infectadas. Por faixa etária, 90% das pessoas infectadas têm mais de 40 anos.
Sintomas da STSS
Os sintomas progridem tão rapidamente que se diz que a morte pode ocorrer várias dezenas de horas após o início deles, por isso o tratamento precoce é importante.
A causa é a bactéria estreptococo hemolítica. Quando essas bactérias invadem o sangue, os músculos ou pulmões, a doença pode evoluir para uma um quadro grave com sintomas rapidamente progressivos.
Quando os sintomas se agravam, o paciente entra em choque devido à queda da pressão arterial e à falência de múltiplos órgãos.
Os sintomas iniciais incluem os semelhantes aos do resfriado, como febre e calafrios, bem como dor e inchaço nas mãos e pés (extremidades), vermelhidão ao redor de uma ferida e queda na pressão arterial.
Como evitar a infecção
O governo metropolitano de Tóquio apela para que as pessoas a procurarem atendimento médico imediatamente caso apresentem os sintomas.
A via de infecção é muitas vezes desconhecida, mas pode ocorrer através da garganta ou de uma ferida. Portanto, se tiver uma ferida, deve mantê-la limpa.
Em uma coletiva de imprensa em janeiro, o ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, disse que o estreptococo se espalha através de infecção por gotículas e também por contacto, por isso, pediu encarecidamente as medidas básicas de prevenção como higiene das mãos e etiqueta da tosse.
Como é o tratamento da STSS
O tratamento inclui aplicação de antibióticos e remoção de áreas necróticas para prevenir a propagação da infecção. É importante iniciar o tratamento precocemente para reduzir o risco do agravamento da STSS.
Fonte: Tokyo Shimbun