Japoneses que ganham altos salários no exterior não querem voltar

Mesmo trabalhando numa fábrica na Austrália, o salário é praticamente o triplo do Japão, por isso, muitos jovens estão fugindo do país.

Foto meramente ilustrativa de dólares australianos (Will via Flickr)

Num contexto do iene historicamente fraco, que continua mesmo depois de o Banco do Japão (BOJ) ter decidido finalizar a sua política de taxas de juro negativas, o movimento dos jovens para deixar o Japão poderá acelerar no futuro.

Publicidade

Na quarta-feira (27), o iene desvalorizou no mercado de câmbio, chegando a quase 152 ienes por dólar, pela primeira vez em 34 anos.

Para a população japonesa é ruim, mas é ótimo para os turistas estrangeiros, pois podem gastar mais. “Pessoalmente, estou feliz porque posso desfrutar de mais coisas. Comi lámen ontem e parecia barato quando convertido em dólares de Hong Kong”, disse um turista em visita a Fukuoka.

Jovens japoneses dekasseguis

Por outro lado, o que se vê são os jovens japoneses indo para o exterior para ganhar muito mais, os chamados dekasseguis. E uma das opções mais rápidas é o programa de working holiday ou trabalhar para custear as despesas com a viagem, com limite de idade de 18 a 30 anos ou até 35, dependendo do país escolhido.

“Antes, a esmagadora maioria das pessoas dizia que ‘quero ter experiências no exterior e adquirir conhecimentos de inglês’. Agora, a expressão mudou para ‘quero ganhar dinheiro’ e está aumentando”, explicou Itsuro Fujita, da Associação de Working Holiday do Japão.   

Como uma resposta à desvalorização do iene, a procura aumentou ainda mais. Só para a Austrália, o número de vistos para o working holiday emitido para os japoneses foi o maior de todos os tempos. No ano passado foram mais de 14 mil vistos, o maior de todos os tempos, explicou.

A TNC fez uma entrevista online com um japonês de Fukuoka, 24 anos, que trabalha em uma fábrica de carnes na Austrália, o qual disse que seu salário por hora é de 35 dólares australianos, o equivalente a 3,5 mil ienes, bem diferente do salário mínimo a hora em sua província natal, de 941 ienes. Explicou que a sua renda mensal é de cerca de 5,6 mil dólares australianos, ou cerca de 552 mil ienes na conversão. 

Ele disse que irá prorrogando seu visto e no futuro pretende obter o de residência permanente na Austrália. “Pensando no que ganho, não quero mais voltar ao Japão”, disse o dekassegui. Um dos motivos é que “no Japão se fica preso ao trabalho e os salários são baixos”. 

Fonte: TNC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Alemanha legaliza o uso da maconha na contramão da Tailândia

Publicado em 29 de março de 2024, em Notícias do Mundo

Os usuários da maconha recreativa comemoram na Alemanha, enquanto a experiência na Tailândia parece não ter dado certo.

Foto meramente ilustrativa de cannabis (Wikimedia)

A Alemanha aprovou um projeto de lei que permite aos adultos com mais de 18 anos possuir e cultivar cannabis em casa, até 3 pés, para uso de forma recreativa, o que entra em vigor em 1.º de abril

Publicidade

O objetivo é controlar a distribuição e dissuadir a venda de produtos de qualidade inferior no mercado negro e a sua utilização por menores.

Embora algumas pessoas acolham favoravelmente o controle público, há também muitos especialistas que se opõem à legalização devido a preocupações com o vício

Na União Europeia é o terceiro país, depois de Malta e Luxemburgo. O movimento em direção à legalização está se espalhando pelo mundo, como o Canadá e o México, bem como alguns estados dos Estados Unidos.

Porém, a Tailândia que legalizou o cultivo em larga escala, o uso recreativo da droga e a abertura de lojas, em junho de 2022, irá voltar atrás. O governo apresentou um projeto de lei que permitirá o cultivo e o processamento somente para uso medicinal, devido aos grandes danos causados à saúde dos consumidores.

O governo japonês publicou um conteúdo informando sobre essa liberação na Alemanha, mas alertou que é proibido trazer a maconha para o país, ficando sujeito à penalização por infração à lei.

Fontes: Tokyo Shimbun, Nikkei e MOFA

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!