Aumento de soropositivos para HIV no Japão, pela primeira vez em 7 anos

Depois da pandemia, o Japão teve um aumento de soropositivos para a HIV.

Fita vermelha, símbolo da campanha contra a AIDS (Marco Verch por Flickr)

O Comitê de Movimento da AIDS do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar (MLIT) anunciou na terça-feira (26) que o número de pessoas positivas para o vírus da imunodeficiência humana (HIV), o causador da AIDS, deverá ser de 960, em números preliminares de 2023.

Publicidade

Segundo a análise do MLIT, desde que houve redução na epidemia do novo coronavírus, o número de testes realizados nos centros de saúde pública aumentou, o que pode ter refletido no aumento de soropositivos.

Ainda, segundo o comitê foram 669 novas infecções por HIV em 2023, um aumento de 37 em relação ao ano anterior, e 291 novos pacientes com AIDS, marcando um aumento de 39 em relação ao ano anterior. Eles são o segundo menor número dos últimos 20 anos.

O comitê recomenda às pessoas que correm o risco de terem sido infectadas pelo vírus da HIV devem fazer um teste no centro de saúde pública mais próximo de sua casa, de forma anônima e gratuita. Quanto antes detectar a infecção, melhor para o tratamento do paciente. 

Para saber mais em português, toque aqui.

Fonte: Asahi Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Duas mortes e 100 hospitalizados após consumo de suplementos de farmacêutica

Publicado em 27 de março de 2024, em Sociedade

As mortes de 2 pessoas e hospitalizações de 100 podem estar ligadas ao consumo de suplementos alimentares de arroz fermentado vermelho da Kobayashi Pharmaceutical.

Suplementos da Kobayashi Pharmaceutical que contêm beni koji (NHK)

Acredita-se que duas pessoas tenham morrido e mais de 100 foram hospitalizadas após consumirem suplementos alimentares de arroz fermentado vermelho da Kobayashi Pharmaceutical Co., disseram na terça-feira (26) a farmacêutica e o Ministério da Saúde, em meio a preocupações crescentes em relação aos produtos.

Publicidade

Uma pessoa relatada pela farmacêutica com sede em Osaka morreu em decorrência de doença renal após, aparentemente, ter consumido suplementos com “beni koji” por cerca de 3 anos.

Uma segunda morte foi reportada ao Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar após uma audiência com a companhia.

O número de pessoas hospitalizadas após consumirem os suplementos saltou para 106, e o governo disse que conduzirá verificações de emergência em um tipo de alimento que promove benefícios à saúde sob a responsabilidade de produtores, uma categoria que inclui cerca de 6 mil itens.

Suplemento que reduz colesterol

O caso fatal reportado antes foi o primeiro óbito conhecido com uma possível ligação aos suplementos que contêm arroz vermelho fermentado após a Kobayashi Pharmaceutical ter recolhido voluntariamente na semana passada 5 produtos, incluindo aproximadamente 3 mil pacotes do “beni koji choleste help” que foi classificado como útil em reduzir o colesterol.

Dizem que o indivíduo fez pedidos de um total de 35 pacotes do “choleste help” em uma base regular de abril de 2021 a fevereiro de 2024, disse a companhia, acrescentando que está examinando a relação causal entre a ingestão e a morte da pessoa em fevereiro.

A companhia foi notificada sobre a morte através de um email da família no sábado (23). Entretanto, a empresa disse que foi somente na segunda-feira (25) que ela percebeu a mensagem porque ela recebeu um grande número de consultas do público.

A farmacêutica se encontrou com familiares enlutados na terça-feira da primeira morte reportada enquanto busca confirmar se os sintomas do indivíduo e outros detalhes relacionados a como o suplemento foi consumido.

De acordo com a Kobayashi Pharmaceutical, o lote problemático de beni koji foi fabricado em uma unidade de Osaka.

A segunda morte foi confirmada após o Ministério da Saúde e a Agência de Assuntos do Consumidor terem conduzido uma audiência com autoridades da farmacêutica para averiguar se ela respondeu apropriadamente aos casos em linha com a lei.

Farmacêutica pediu que empresas façam recall

A Kobayashi Pharmaceutical solicitou a todas as companhias para as quais ela fornece beni koji que realizem o recall voluntariamente de produtos que usam o mesmo ingrediente, com o incidente afetando uma ampla variedade de itens como saquê, doces, pães e missô.

O recall voluntário nacional foi estendido para incluir itens alimentícios e temperos que incluem beni koji como ingrediente, visto que ele é usado em vários propósitos como corante e aromatizante.

China e Taiwan também suspendem vendas do produto japonês

Na China, as vendas online de produtos sujeitos aos recalls voluntários da farmacêutica foram suspensas, divulgou a mídia local. Produtos também foram removidos de circulação em Taiwan.

A mídia chinesa apontou a possibilidade de que o processo de fermentação do beni koji possa produzir a substância tóxica citrinina que pode levar à doença renal, entretanto, a Kobayashi Pharmaceutical disse que o ingrediente produzido pela companhia não contém a micotoxina.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!