Primeiro paciente com chip cerebral joga xadrez com o pensamento

O paciente que ficou paralisado dos ombros para baixo após um acidente de mergulho, jogou xadrez em seu notebook e moveu o cursor usando o dispositivo da Neuralink.

O implante busca permitir que as pessoas controlem um cursor de computador ou teclado usando apenas seus pensamentos (ilustrativa/banco de imagens)

A startup de chips cerebrais Neuralink de Elon Musk transmitiu ao vivo na quarta-feira (20) imagens de seu primeiro paciente que recebeu um chip cerebral usando sua mente para jogar xadrez online.

Publicidade

Noland Arbaugh, de 29 anos, que ficou paralisado abaixo dos ombros após um acidente de mergulho, jogou xadrez em seu notebook e moveu o cursor usando o dispositivo da Neuralink.

O implante busca permitir que as pessoas controlem um cursor de computador ou teclado usando apenas seus pensamentos.

Arbaugh recebeu o implante da companhia em janeiro deste ano e conseguiu controlar um mouse de computador usando seus pensamentos, disse Musk em fevereiro.

“A cirurgia foi superfácil”, disse Arbaugh em um vídeo transmitido na plataforma de mídia social X de Musk, referindo-se ao procedimento de implante. “Eu literalmente recebi alta do hospital um dia depois. Não tenho comprometimentos cognitivos”.

Kip Ludwig, ex-diretor de programação para engenharia neural no Instituto Nacional de Saúde dos EUA, disse que aquilo que a Neuralink mostrou não era um “avanço”.

“Ainda está nos dias iniciais de pós-implante e há muito para aprender tanto do lado da Neuralink quando do lado do sujeito para maximizar a quantidade de informação para controle que pode ser alcançado”, acrescentou ele.

Mesmo assim, Ludwig disse que era um desenvolvimento positivo para o paciente o fato de eles terem conseguido interagir com um computador de uma maneira que não conseguiam antes do implante.

“É certamente um bom ponto de partida”, disse ele.

Fonte: Straits Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Professor é criticado por deixar gato cair várias vezes durante aula de física

Publicado em 21 de março de 2024, em Ásia

O vídeo espalhou fúria na mídia social, forçando o professor a pedir desculpas.

Um clipe do vídeo do ‘experimento’ que foi filmado por um aluno viralizou no início de março (ilustrativa/banco de imagens)

Um professor de física em Taiwan que deixou um gato cair no chão durante um experimento em sala de aula enfrentou uma série de críticas online.

Publicidade

Um clipe do vídeo do “experimento” que foi filmado por um aluno viralizou no início de março.

Ele mostra o professor segurando o gato pelas pernas. Ele então deixa o felino cair no chão da sala de aula, divulgou o site setn.com

O professor, Li Feng, estava aparentemente demonstrando uma “experimento de conservação de momento angular” o qual ele fez duas vezes. É possível ouvir claramente o gato gritando quando caía.

“Está tudo bem fazer isso com um gato, mas não podemos fazer isso com um cão”, diz Li aos estudantes no vídeo.

Após receber uma avalanche de críticas online, Li pediu desculpas pelo tratamento que deu ao gato, chamado Laifu, que pertence a ele.

“Como dono do Laifu eu ignorei o dano físico e mental a ele trazido pelo experimento. Como professor, me comportei de forma controversa sem considerar que isso teria um impacto negativo em potencial sobre meus alunos e outros”, disse Li.

Li disse que levou Laifu para um check-up no veterinário após o experimento e que também doou US$1,5 mil para a Associação de Resgate de Animais Sem-Teto de Taiwan.

Entretanto, muitas pessoas na mídia social continuaram furiosas com suas ações.

“Você é um abusador de gatos. Você está ensinando aos seus alunos coisas ruins”, disse uma pessoa.

Imagens do vídeo filmado por um aluno. As ações do professor geraram críticas (SCMP)

Fonte: SCMP

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!