Forte terremoto de 7,5 abala Taiwan e Okinawa, com alerta de tsunami

Atenção para esta notícia de terremoto seguido de tsunami. Se mora ou está perto da costa afaste-se imediatamente se vive em Okinawa. Mas, na costa do arquipélago principal do Japão também há previsão da chegada do tsunami.

Publicidade

Segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), às 8h58 de quarta-feira (3), ocorreu um forte terremoto de magnitude preliminar de 7,5 na costa de Taiwan, a 18 quilômetros da cidade de Hualien e cerca de 250 quilômetros da ilha e cidade de Ishigaki (Okinawa).

Às 22h30 a AMJ informou que a magnitude foi corrigida para 7,7.

Como o epicentro foi em um local relativamente raso, de 11,4 quilômetros, gerou alerta de tsunami imediatamente.

*Atualização: Ao meio-dia a AMJ suspendeu a advertência do tsunami para toda a área, pois considerou que não há mais risco.

Na província de Okinawa, em Miyako, o tsunami poderá ser de até 3 metros de altura está previsto para chegar por volta das 9h10. E no arquipélago da província, ou seja, em todas as demais ilhas, incluindo onde fica a capital e outras cidades, está previsto um da mesma altura, com chegada estimada às 10h.

Por isso, se vive nessa área, afaste-se imediatamente da costa, alerta a AMJ. Enquanto o alerta estiver ativo, não se aproxime da costa, apelou o porta-voz da AMJ em coletiva de imprensa às 22h30. Nesse mesmo horário, foi informado que o alerta foi mudado para advertência.

Já na faixa da costa do Pacífico, de Chiba até as ilhas Amami, prevê-se um tsunami de até 20 centímetros. Portanto, se está na costa dessa ampla faixa, não subestime o tsunami, pois mesmo sendo de 20 centímetros tem força para arrastar uma pessoa.

Às 22h30 a altura do tsunami foi corrigida para o máximo de 1 metro de altura para Okinawa. Já foram confirmados tsunamis de 20 centímetros em Miyako e 30 cm em Yonaguni.

Em vermelho, tsunami em toda a província de Okinawa, e em azul, na costa do Pacífico do arquipélago principal (AMJ)

Atualização: segundo forte terremoto em Taiwan   

Segundo a AMJ, às 9h11 ocorreu um outro forte terremoto de magnitude 6,1 na costa de Taiwan, próximo do anterior, a uma profundidade bem rasa. 

Esse terremoto causou abalo também nas ilhas de Okinawa, como Yonaguni e Ishigaki.

Em relação à Taiwan, ainda não há notícias sobre todos os danos, mas soube-se que houve tremor na capital, Taipei. Veja as imagens postadas no X.

Fontes: AMJ, Yahoo!, News Digest, Tsunami.gov, USGS e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Furta táxi, tira racha com viaturas da polícia e comete acidentes

Publicado em 3 de abril de 2024, em Crime

O ladrão foge com o táxi e enfrenta perseguição da polícia enquanto comete acidentes no percurso, durante 10 quilômetros. Mas, foi preso.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!