Pessoa é diagnosticada com gripe aviária após contato com vacas infectadas

O CDC dos EUA relata que o único sintoma da pessoa são olhos avermelhados e diz que ela está sendo medicada e se recuperando, além de ser exigido isolamento.

O CDC dos EUA disse que a pessoa contraiu a cepa altamente patogênica H5N1 do vírus da influenza aviária de vacas possivelmente infectadas com o vírus (ilustrativa/banco de imagens)

Autoridades da saúde nos EUA disseram que uma pessoa no estado do Texas testou positivo para gripe aviária após ser exposta a gado que pode ter sido infectado.

Publicidade

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) disse na segunda-feira (1º) que a pessoa contraiu a cepa altamente patogênica H5N1 do vírus da influenza aviária.

O CDC relata que o único sintoma da pessoa são olhos avermelhados e diz que ela está sendo medicada e se recuperando, além de ser exigido isolamento.

O vírus da influenza aviária foi detectado em vacas leiteiras no Texas e Kansas no fim de março. A pessoa infectada teria tido contato com gado.

Dizem que esse é o segundo caso confirmado de infecção humana com a cepa H5N1 nos EUA. A primeira foi em 2022.

O CDC diz que está mantendo sua avaliação de que o risco à saúde em decorrência dessa cepa do vírus é baixo para o público em geral.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que houve 887 casos de infecção humana com o vírus da influenza aviária H5N1 entre 2003 e o fim de fevereiro deste ano e que 462 dessas ocorrências foram fatais.

Segundo a OMS, a maioria das infecções foi reportada na Ásia e na África. O Ministério da Saúde do Japão diz que não houve casos confirmados no país.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Por que não se deve depilar as narinas

Publicado em 2 de abril de 2024, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Se é melhor não depilar as narinas, saiba os motivos e como mantê-las sem os indesejáveis pelos à mostra.

Foto ilustrativa com rosto de mulher com as narinas bem cuidadas (PxHere)

Muitas pessoas têm o hábito de depilar os pelos do corpo, por vários meios, seja com cera – quente ou fria, raios laser, pinça, aparelho apropriado ou removendo com lâminas. 

Publicidade

Acontece que nos últimos anos, a aparação dos pelos das narinas foi mudada para depilação, especialmente usando a cera. Isso pode causar alguns problemas, como pelos encravados, podendo causar foliculite, sem falar nos microvasos que podem ser afetados.

A reportagem da JNN entrevistou o médico da Clínica de Otorrinolaringologia Kusakari, localizada em Miyagino-ku Haramachi, cidade de Sendai (Miyagi). “Os pelos do nariz também atuam como um filtro, portanto, se você cortá-los ou arrancá-los demais, facilita a entrada de partículas indesejáveis que podem causar vários problemas”, explicou o dr. Chikashi Kusakari.

“É melhor cortá-los do que arrancá-los ou fazer depilação. Ao arrancar os pelos, pode criar lesões pelos vírus e bactérias, o que causará inflamação”, recomendou o médico.

Além disso, se a pessoa depilar tudo ou aparar demais, as membranas mucosas do nariz secarão e se tornarão suscetíveis a germes, por isso o dr. Kusakari recomenda que “é melhor cortar apenas o suficiente para que os pelos não fiquem visíveis na entrada do nariz”. Recomenda usar uma tesoura pequena de pontas arredondadas para não ferir, apropriada, e higienizada.

Foto ilustrativa de tesoura pequena de pontas arredondadas e não à pinça (PM)

O pior de fazer a depilação completa é que as narinas viram uma porta de entrada sem barreiras para os polens, causando alergia, a polinose (kafunsho). Afinal, os pelos têm essa função de filtro da poeira, polens e outras partículas, além de manter a umidade necessária.

Então, nada de pinça nem depilação. É melhor usar tesoura ou aparelho para aparar os pelos, sem exagero. 

Fonte: JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!