Muitas pessoas têm o hábito de depilar os pelos do corpo, por vários meios, seja com cera – quente ou fria, raios laser, pinça, aparelho apropriado ou removendo com lâminas.
Acontece que nos últimos anos, a aparação dos pelos das narinas foi mudada para depilação, especialmente usando a cera. Isso pode causar alguns problemas, como pelos encravados, podendo causar foliculite, sem falar nos microvasos que podem ser afetados.
A reportagem da JNN entrevistou o médico da Clínica de Otorrinolaringologia Kusakari, localizada em Miyagino-ku Haramachi, cidade de Sendai (Miyagi). “Os pelos do nariz também atuam como um filtro, portanto, se você cortá-los ou arrancá-los demais, facilita a entrada de partículas indesejáveis que podem causar vários problemas”, explicou o dr. Chikashi Kusakari.
“É melhor cortá-los do que arrancá-los ou fazer depilação. Ao arrancar os pelos, pode criar lesões pelos vírus e bactérias, o que causará inflamação”, recomendou o médico.
Além disso, se a pessoa depilar tudo ou aparar demais, as membranas mucosas do nariz secarão e se tornarão suscetíveis a germes, por isso o dr. Kusakari recomenda que “é melhor cortar apenas o suficiente para que os pelos não fiquem visíveis na entrada do nariz”. Recomenda usar uma tesoura pequena de pontas arredondadas para não ferir, apropriada, e higienizada.
O pior de fazer a depilação completa é que as narinas viram uma porta de entrada sem barreiras para os polens, causando alergia, a polinose (kafunsho). Afinal, os pelos têm essa função de filtro da poeira, polens e outras partículas, além de manter a umidade necessária.
Então, nada de pinça nem depilação. É melhor usar tesoura ou aparelho para aparar os pelos, sem exagero.
Fonte: JNN