O forte terremoto que abalou parte de Taiwan, com epicentro na cidade de Hualien (condado homônimo), de magnitude 7,7 e intensidade sísmica máxima de 6 forte, às 8h58 de quarta-feira (3), deixou graves cicatrizes em ampla área.
Fazia um quarto de século que não acontecia um terremoto tão devastador como esse, com tremor de cerca de um minuto.
Este terremoto causou um tsunami de 45 centímetros na província de Taitung, no leste de Taiwan, e um de 21 cm em Longdong, na cidade de Nova Taipei, no norte. Além disso, foram confirmados também nas ilhas de Okinawa, mas a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) suspendeu o alerta, posteriormente mudado para advertência, ao meio-dia.
No condado de Hualien, que foi severamente abalado com um tremor de intensidade 6 forte, uma pessoa morreu e mais de 50 estão feridas.
Fumio Kishida promete apoio imediato
As imagens da tevê local mostram edifícios e casas em ruínas. Ainda (até meio-dia e meia) ainda não se pode calcular os danos materiais, pois a prioridade máxima é socorrer as vítimas.
“Forneceremos apoio imediatamente”, declarou o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, às 11h. “Estou ciente de que Taiwan sofreu danos significativos e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para responder conforme a necessidade. Gostaria de expressar nossas condolências e fornecer apoio a Taiwan o mais rápido possível”, reiterou.
Fontes: NHK e TVBS