Estrangeiros fazem caça ao tesouro: games antigos do Japão

Um nicho de mercado em alta no Japão são as lojas especializadas em revenda de games retrô, atraentes por estrangeiros aficionados.

Foto ilustrativa de Super Famicom com os games Axelay, Castlevania and Contra Spirits (Danny Choo/Fickr)

Com a moeda japonesa enfraquecida, os visitantes estrangeiros estão achando tudo barato no país. Mas, há estrangeiros que buscam outros produtos japoneses como carros esportivos antigos e outros que não têm nada a ver com o turismo.

Publicidade

São as lojas de games usados e o objetivo deles é encontrar exemplares retrô, que podem ser usados no Famicom, Super Famicom, Game Boy e outros dispositivos.

Em uma entrevista com um escritor especializado em games, soube-se de algo inusitado.

240 milhões de ienes pelo game Super Mario

“Devido à pandemia do coronavírus, a popularidade dos games aumentou em todo o mundo, e o retrô, em particular, estão sendo vendidos a preços elevados. Em 2021, um game em caixa fechada, em estado de novo, voltado para o NES (versão internacional do Famicom), o Super Mario Bros, foi colocado em um leilão nos Estados Unidos e vendido pelo impressionante valor de US$ 1,56 milhão, ou aproximadamente 240 milhões de ienes. E ainda os games retrô do Japão continuam atraindo a atenção dos colecionadores no exterior”, explicou.

Tem algum tesouro no armário?

turistas que vêm ao Japão só para comprar os softwares de games fabricados no Japão, país tido como meca desse tipo de computação, ao ponto de ter até roteiros de visitas.

E, com a moeda japonesa enfraquecida, os aficionados estão comprando em grande quantidade com o objetivo de revender em seus países de origem.

“Na verdade, recentemente, houve um aumento no número de pessoas que querem os games para o mercado estrangeiro”, destacou. 

São vendidos em sites de leilão como o eBay e outros, especialmente os mais populares da Nintendo como Mario, Zelda, Kirby e Pokémon, voltados para colecionadores. Por isso, são valorizados os que estão em bom estado, que tenham caixa e manual originais.

Outros populares são os games de ação e luta, enquanto os com histórias escritas em japonês não obtêm preços elevados. 

Portanto, se tem um ou mais games antigos em bom estado dormindo nas suas gavetas, podem ser um tesouro

Fonte: Asagei Biz

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Honda avança para cortar mão de obra na China

Publicado em 15 de maio de 2024, em Ásia

A ação é um exemplo de como montadoras japonesas estão respondendo a uma intensa competição de preços na China.

A Honda também está a caminho de reduzir dias de operações em fábrica no mês de junho (banco de imagens)

A Honda Motor está reduzindo sua força de trabalho de produção a tempo integral na China devido à queda nas vendas, com cerca de 1,7 mil empregados até agora terem concordado em deixar seus postos, soube o site Asia Nikkei.

Publicidade

A GAC Honda Automobile, um empreendimento conjunto entre a Honda e a montadora estatal chinesa GAC Group, começou a buscar funcionários neste mês para deixar a companhia.

Os cerca de 1,7 mil trabalhadores equivalem a 14% do pessoal de produção no empreendimento.

A ação é um exemplo de como montadoras japonesas estão respondendo a uma intensa competição de preços na China, principalmente em veículos elétricos (VEs), visto que forças tradicionais como qualidade e eficiência de combustível não conduzem mais as vendas.

As vendas de veículos novos na China em abril caíram 22% no ano para a Honda, 27,3% para a Toyota Motor e 10,4% para a Nissan Motor.

A Honda espera vender 1,06 milhão de unidades no país no ano fiscal de 2024, queda de 13% das vendas do ano anterior e cerca de 40% menos do que sua alta recorde no ano fiscal de 2020.

A companhia também está a caminho de reduzir dias de operações em fábrica no mês de junho.

A BYD da China, a maior fabricante de VEs e de outros veículos de nova energia, cortou preços de mais de 10 modelos em fevereiro.

Outras montadoras chinesas seguiram a tendência, e a Tesla também decidiu reduzir preços de todos os 4 modelos que comercializa no país.

Fonte: Asia Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - promoção Torcida BB!
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!